VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE GRADUAÇÃO, TECNÓLOGO E CURSO TÉCNICO

Quando o ensino médio está chegando ao fim somos levados a tomar muitas decisões importantes, que impactam diretamente no nosso futuro. E decisões importantes geralmente são carregadas de dúvidas. Então, para ajudar você nessa decisão venha descobrir qual é a diferença entre bacharelado, tecnólogo e curso técnico. Acompanhe a leitura abaixo!

  • O que é graduação?

Basicamente, bacharelado é um grau acadêmico que garante o nível de bacharel. Nesta modalidade o estudante pode cursar de 4 à 6 anos dependendo da exigência de cada curso. Este tipo de curso prepara profissionais para o mercado de trabalho com noções fundamentais sobre sua área de atuação.

Dependendo do curso, a formação em bacharelado pode ser feita à distância ou presencial e é oferecida em universidades públicas e privadas. Além disso, a graduação deve oferecer um amplo conhecimento prático e teórico.

Para iniciar uma graduação você precisa passar por um processo seletivo, que geralmente é o vestibular da faculdade ou simplesmente a nota do ENEM, que já aceita em muitas instituições de ensino superior.

  • O que é tecnólogo (graduação tecnóloga)?

Na graduação tecnóloga ou simplesmente tecnólogo, os alunos também garantem o diploma de graduação, mas se formam como tecnólogos. Isso acontece porque esta modalidade também é uma graduação, mas com foco principal nas demandas atuais do mercado.

O tempo médio de duração de uma graduação tecnóloga gira em torno de 2 ou 3 anos. Ao final do curso o estudante está apto a ampliar suas experiências de mercado e fazer uma pós graduação ou MBA, caso desejar.

Assim como no tópico anterior, o estudante de um curso de graduação tecnóloga pode estudar tanto na modalidade presencial como à distância, dependendo apenas das exigências do curso e da carga horária a ser cumprida.

É importante saber que nessas duas possibilidades o estudante deve ter concluído o ensino médio e ter sua ficha 19 em mãos, documento que irá comprovar que concluiu os estudos de nível fundamental e médio.

Caso o estudante não passe por esse processo, pode usar  o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) como meio de obter o certificado de conclusão, apenas para quem for maior de 18 anos.

  • O que é um curso técnico

Agora que você já sabe o que é um tecnólogo está pronto para saber o que é um curso técnico e já adianto que são coisas bem diferentes. O curso técnico por exemplo, não é uma formação de nível superior, mas pode você pode garantir um certificado de conclusão de nível médio.

Diferentemente dos dois tópicos anteriores, nesta modalidade o estudante pode fazer um curso técnico caso já tenha terminado o ensino médio ou caso ainda esteja estudando.

O objetivo principal de um curso técnico é formar um profissional de maneira prática, desse modo a duração de um curso como esse dura em média de meses à 3 anos.

  • Gostou do assunto?

Aqui na Faculdade Santa Helena temos cursos de graduação e tecnólogo! Descubra mais aqui em nosso site e em nossas redes sociais, Instagram e Facebook.

Leia também:

5 DICAS PARA TE AJUDAR A ESCOLHER UMA PROFISSÃO

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO?

Buscar

Posts Relacionados

ACONTECEU NA FSH

Acompanhe nossas notícias e fique por dentro do que aconteceu na FSH neste mês de novembro.  O mês de novembro foi recheado de atividades aqui