Vida de estagiário: 7 dicas para se dar bem na sua primeira oportunidade

Vida de estagiário: 7 dicas para se dar bem na sua primeira oportunidade

Conheça algumas dicas que vão te ajudar a se dar bem no primeiro estágio

 

Todo graduando quer iniciar sua carreira profissional com um bom estágio, não é mesmo? 

O estágio é o primeiro passo para a carreira. É nessa passagem que encontramos as primeiras oportunidades de absorver na prática o que o mercado de trabalho demanda para a nossa área. 

Além disso, o estágio é uma ótima abertura para ganhar experiência antes mesmo de concluir o ensino superior. Agregar ao currículo as vivências e técnicas adquiridas enquanto estagiário é fundamental na hora de concorrer a vagas na sua área logo depois de concluir a graduação. 

 

Mas por que o estágio é tão importante na carreira profissional? 

 

É no estágio que temos as primeiras compreensões de expectativas e demandas exigidas no mercado de trabalho. 

Habilidades, técnicas, networking e referências são conquistadas a partir de vivenciar na prática o que diariamente aprendemos em sala de aula na graduação. 

Para isso, é importante entender primeiramente as perspectivas dos recrutadores e empresas e, ao mesmo tempo, compreender quais as suas aspirações enquanto estudante em início de carreira profissional. 

O estágio é uma etapa desafiadora na vida de qualquer graduando. É preciso estar aberto para assimilar e alcançar o que é essencial para direcionar à sua carreira profissional. 

Por isso, selecionamos 7 dicas para você não fazer feio e se dar bem no seu primeiro estágio. Confere aqui 👇🏽

  • Sempre tire dúvidas 

 Não hesite em perguntar!  Você está ali para aprender tudo que diz respeito à sua área e carreira, então não é exigido que você saiba tudo. 

Além do mais, tirar dúvidas facilita a fluidez do seu trabalho e talvez te ofereça mais segurança na hora de executar suas atividades. 

  • Seja curiosa (o) 

 Sempre se mostre uma pessoa disposta a aprender mais. Procure conhecer mais a fundo sobre as atividades que lhe cabem, os setores, as equipes e a instituição em que trabalha. 

Isso pode ser bem visto por quem te supervisiona, além de agregar mais conhecimento às suas atividades e currículo. 

  • Não tenha medo de errar 

  Como dito acima, o estágio é um local de aprendizagem, então não tenha medo de fazer algo de errado. As pessoas presentes estão ali para te orientar a fazer gradativamente suas atividades da melhor forma possível. 

    Se houver alguma falha no que você está executando, volte ao início do processo e entenda o porquê do erro. Assim, nas próximas vezes, você terá mais facilidade de evitar o equívoco. 

  • Peça feedback 

É importante saber o que os gestores e a equipe estão achando do seu trabalho. 

Ter esse momento de troca é fundamental tanto para você enquanto estagiária (o) quanto para os seus colegas de trabalho. Entender seu desenvolvimento e as expectativas no ambiente de trabalho é imprescindível.

  • Faça networking 

O estágio é o ambiente propício para fazer networking. Ter bons contatos e relacionamentos profissionais pode te ajudar em oportunidades futuras. 

Além disso, desenvolver interesse nos relacionamentos com a equipe e gestores facilita o desdobramento de quaisquer atividades que sejam feitas em conjunto. 

  • Fale sobre suas expectativas profissionais 

Converse com os seus gestores sobre suas expectativas profissionais. Deixar alinhado o que você espera do estágio, quais suas ambições ali dentro, o que deseja trocar e até mesmo o que você acredita não agregar no seu desenvolvimento profissional, será importante para o seu aprendizado.

Assim, fica mais claro e fácil para os seus gestores saberem quais papéis e projetos estão mais de acordo com suas pretensões profissionais. 

  • Saiba conciliar faculdade e estágio 

Embora seja o local para executar o que se aprende em sala de aula, é importante entender que há a necessidade de conciliar e equilibrar as demandas da faculdade e do estágio. 

Além disso, ambos os ambientes exigem demandas distintas de sua parte, onde é fundamental considerar competência nos dois locais. 

Portanto, organize bem seu tempo para alinhar da melhor forma possível a necessidade de cada ambiente. 

Na FSH Carreiras, núcleo de suporte e aprendizagem de carreiras para estudantes, você encontra uma equipe que pode te auxiliar com essas e outras dicas para você se dar bem na hora de iniciar sua jornada profissional. 

E aí, curtiu o conteúdo? Então deixa aqui nos comentários suas dúvidas e experiências adquiridas no primeiro estágio. 😉

Veja também:  Transformação digital: 5 profissões para 2022

Open chat