Transformação digital: 5 profissões para 2022

Transformação digital: 5 profissões para 2022

Conheça 5 profissões em alta em 2022 com a transformação digital 

 

Você já imaginou como a transformação digital mudará as profissões em 2022? 

 

O atual cenário nas empresas já mostrou suas novas configurações pós período pandêmico. 

O home office, o alto investimento do setor da tecnologia e da comunicação e os novos olhares para os soft skills, começam agora a ser pauta cada vez mais comum no mercado de trabalho.

Um estudo feito pelo Boletim Macro, apresentou as principais tendências de recrutamento, setores em alta, habilidades técnicas e comportamentais mais demandadas para 2022. 

Áreas de Engenharia, Finanças e Contabilidade, Jurídico, Mercado Financeiro, Recursos Humanos, Seguros, Tecnologia, e Vendas e Marketing são posições em destaque dos novos olhares para o mercado de trabalho. 

Nesse sentido, o isolamento social surgiu como parâmetro de inovação para que as empresas passassem a enxergar novos modelos de negócios e comportamentos dentro do mercado.

Além disso, com a retomada gradativa dos setores, a expectativa é que haja uma diminuição na taxa de desemprego e também momento oportuno para transição de carreiras. 

Assim, o foco dos recrutadores no momento atual é a configuração de trabalho e todo formato que a transformação digital trouxe decorrente do isolamento social. 

 

Por isso, A FSH listou 5 profissões em crescimento em 2022 devido a transformação digital 👇🏽

 

Analista de mídias e performance

 

O analista de mídias e performance é o principal responsável pela estratégia de mídia online de uma empresa. Seu objetivo em equipe é a  conversão e a alocação em campanhas publicitárias. 

A(o) profissional que deseja ocupar o cargo de analista de mídias precisa ter o perfil tanto analítico como criativo. Transformar investimentos em resultados é o seu objetivo básico.Um potencial expressivo na comunicação e um inglês fluente são pontos fundamentais para o cargo. 

A alta demanda pela área é decorrente das altas vendas online durante o período de isolamento social, e a migração de boa parte dos negócios para o digital. A habilidade de um bom analista de mídias é fundamental para toda empresa que tem ou pretende ter presença digital de sua marca. 

 

Gerente jurídico 

 

Este cargo é considerado um dos mais importantes das organizações jurídicas. Atuante no consultivo interno, a atividade do Gerente Jurídico corresponde ao olhar mais clínico de todo problema que pode ser evitado dentro de uma organização. O objetivo do profissional é evitar futuros riscos por meio de planejamentos preventivos eventuais situações de teor jurídico. 

A pessoa que queira atuar no cargo necessita ter passado por uma experiência no direito empresarial. É indispensável o conhecimento técnico e prático a partir de uma visão empresarial e de negócios. Para gerente jurídico, é imprescindível que haja o inglês avançado. 

A procura por pessoas que preencham cargos como este se deve à atual vigência da lei geral de proteção de dados (LGPD). As empresas têm investido de forma expressiva em governança, buscando perfis de pessoas da área jurídica que se adequem como parceiros de negócios. 

 

Gerente de RH Business Partner

 

Responsável por estratégias de recrutamento de pessoas com foco em negócios, o gerente de recursos humanos BP tem como objetivo identificar, aprimorar e implementar soluções para assegurar as estratégias e políticas de uma empresa. 

A pessoa que almeja investir nesse cargo, precisa entender e desenvolver metas de negócio, com o objetivo de propor novas abordagens para o desempenho e engajamento de pessoas. A visão de negócio é fundamental para o BP. 

Além disso, para garantir uma vaga como BP, a candidata ou candidato ao cargo precisa ter habilidade de assumir riscos, ser uma boa influenciadora (o) e capacidade para se relacionar bem com diversas áreas e pessoas. Gostar de inovação é indispensável. 

A busca por Gerentes de Recursos Humanos BP no mercado se deve à grande transformações de modelo de trabalho das empresas de médio e grande porte.

A busca por profissionais de alto desempenho e qualificados por essas empresas é cada vez maior. O papel do BP é reter esses talentos para as companhias. 

 

Product Marketing Manager

 

Promover e viabilizar um produto ou serviço ao mercado, evidenciando seus benefícios na vida dos usuários/clientes é um dos papéis do Product Marketing Manager. 

Além disso, entender o comportamento, interesses e necessidades de clientes atrelado à visão estratégica do produto/serviço é fundamental. 

Do mesmo modo, a visão analítica é indispensável  na hora de fundamentar estratégias baseada em dados. 

A comunicação clara, tanto para o cliente final como para clientes comerciais, com o objetivo de engajar o produto, é outro ponto fundamental no perfil de quem almeja a vaga. 

Apesar de já existir há um tempo, a procura por profissionais Product Marketing Manager decorre pela busca por perfis com experiência em soluções digitais. 

O crescimento de startups e o fortalecimento de plataformas de serviços com o Ifood, Nubank e Netflix, solicita que cada vez mais surjam profissionais que possam promover estrategicamente tais produtos/serviços. 

 

Product owner (Dono do Produto)

 

Product owner ou Dono do Produto, na tradução literal, é o profissional responsável por estudar e orientar a execução de tendências de mercado para os produtos de uma empresa.

Para quem deseja exercer o cargo, é necessário ter o perfil empreendedor e uma ampla visão de negócio. 

Além disso, ter habilidade para gerenciar temas e áreas diversificadas e assim coordenar melhorias ou execuções de novas funções dos produtos do seu encargo.

Nessa atuação é fundamental o uso da língua inglesa. 

O motivo pela busca pela (o) profissional em 2022 se deve à constante procura das empresas, sobretudo com a transformação digital, em qualificar ainda mais seus produtos no mercado. 

Entender a transformação digital no atual contexto de mercado é entender os novos formatos e olhares para demandas pós pandemia. Agora é a hora de pensar quais desses perfis se encaixam com o que você aspira para o seu futuro no mercado de trabalho. 

Você achou o conteúdo útil? Então deixa nos comentários aqui embaixo 👇🏽 quais dessas profissões se encaixa mais com o seu perfil e busca atual no mercado.

 

Veja também: Dia do Leitor: a importância de praticar a leitura 

Open chat