O curso de Serviço Social está intimamente vinculado às políticas de inclusão social e distribuição igualitária, por exemplo. Dessa forma, a graduação em Serviço Social prepara o estudante a planejar e executar políticas públicas e programas sociais desse tipo, com o objetivo final de proporcionar o bem-estar coletivo.
Na prática, o assistente social está habilitado a elaborar e executar programas e projetos na área social, assessorar órgãos públicos, privados e entidades civis na gestão de serviços sociais, visando a garantia de direitos sociais. O profissional pode atuar em diversas áreas: Hospitais e Unidades de Saúde pública e/ou privada, ONG ‘s, Penitenciárias, Secretarias de Estado, Centros de Assistência Social, Tribunais, Escolas e Universidades, Empresas Privadas, dentre outras.
Como resultados do seu trabalho, o profissional produz efeitos diretos e indiretos nas condições de vida, nos comportamentos e nas dinâmicas sociais da população usuária dos seus serviços, além de cooperar para a efetivação das metas sociais das instituições onde trabalha.
De acordo com a Lei nº 8.662/93, que regulamenta a profissão de Assistente Social no Brasil, para exercer plenamente a profissão, é necessária a inscrição do profissional no respectivo Conselho Regional de Serviço Social.
Com forte atuação em variados campos sócio ocupacionais, o mercado de trabalho na área do Serviço Social tem se expandido ao longo dos últimos anos, sobretudo, nas grandes cidades e interior do país, onde há programas de erradicação da pobreza e fomento a criação e gestão de políticas sociais, por exemplo, abrindo espaço para talentos profissionais da área e para campos de atuação, como por exemplo, na assistência direta às pessoas em situação de pobreza; na formulação de políticas de assistência junto aos órgãos públicos e na pesquisa e elaboração de projetos para diminuição de problemas sociais.
Além disso, o campo de atuação para serviço social já não mais se restringe à esfera pública, mas também abrange empresas privadas de diferentes relevâncias e tamanhos, tanto que, assistentes sociais de diversos setores, como por exemplo, do ramo de Recursos Humanos e Responsabilidade Social de indústrias, mineradoras, empresas de engenharia e de cosméticos, são mais facilmente encontrados.
- Promover a defesa de direitos e a efetivação da cidadania;
- Promover o acesso aos serviços básicos de Saúde, Educação, Previdência Social, Habitação, Assistência Social e outros;
- Elaborar e executar projetos sociais na área pública e privada;
- Consultoria em trabalhos e ações sociais;
- Atender indivíduos, grupos e segmentos vulneráveis e em situação de risco pessoal e social;
- Promover capacitação e formação na área pública e privada;
- Realizar gestão, planejamento e administração na área pública e privada.
O profissional de Serviço Social, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), estará apto a atuar em “Todos os espaços e recantos onde a questão social explode com repercussões no campo dos direitos, no universo da família, do trabalho e do “não trabalho”, da saúde, da educação, dos/as idosos/as, da criança e dos/as adolescentes, de grupos étnicos que enfrentam a investida avassaladora do preconceito, da expropriação da terra, das questões ambientais resultantes da socialização do ônus do setor produtivo, da discriminação de gênero, raça, etnia, entre outras formas de violação dos direitos”.
- Corpo Docente altamente qualificado (Especialistas, Mestre e Doutores);
- Matriz Curricular atualizada com as necessidades do Mercado de Trabalho e exigência do MEC;
- Curso autorizado e reconhecido pelo MEC;
- Apoio de Empregabilidade;
- Aulas desenvolvidas sempre alinhando Teoria e Prática;
- Visitas Técnicas alinhando Teoria e Prática;
- Corpo Docente atuante na área do Serviço Social;
- A possibilidade de além da formação em Serviço Social continuar sua qualificação com uma pós-graduação em áreas das Ciências Sociais Aplicadas;
- Preparação para às diversas áreas do Serviço Social;
- Atividades de Práticas na área de instrumentalidade e gestão social;
- Semanas de Qualificação Extra Curriculares.
- Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social
- Documentação em Serviço Social
- Formação Social, Histórica e Política do Brasil
- Homem, Cultura e Sociedade
- Antropologia – Teoria Política
- Psicologia Social
- Economia Política
- Questão Social e Serviço Social
- Pesquisa em Serviço Social
- Responsabilidade Social e Ambiental
- Direito e Legislação
Jorge Gondim
Sou o prof. Jorge Vinicius, coordenador do curso de Serviço Social. Sou graduado, mestrado e faço doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco, também sou coordenador de projeto de extensão na UNICAP, pesquisador do Núcleo NEPHSA, na UFPE, com especialização em Espanhol, Pensamento Social Brasileiro e Sociedade Civil e Trabalho.