Retorno às aulas presenciais em 2022

Retorno às aulas presenciais em 2022

Veja algumas medidas de proteção para o retorno às aulas presenciais em 2022

 

O retorno às aulas presenciais em 2022 tem causado bastante cautela entres estudantes do ensino superior.

Com o avanço expressivo da vacinação contra o Covid-19 no segundo semestre de 2021,  IES de todo o país já começam a modelar as diversas formas para o retorno de antigos e novos alunos às unidades. 

Além disso, cursos de áreas específicas, como saúde e engenharia, com alta demanda de atividades práticas, desde 2020  têm iniciado, gradativamente, encontros presenciais em boa parte das instituições particulares e privadas. 

Agora, é esperado uma flexibilização mais significativa de outros cursos de graduação, e, com isso, cuidados redobrados para um retorno mais seguro. 

Veja a seguir algumas medidas de proteção para um retorno com mais cautela e segurança nas aulas presenciais. 

 

1 – Uso da máscara

2 – Uso do álcool em gel

3 – Higienização com água e sabão

4 – Organização das salas

5 – Locais de socialização

 

1. Uso da máscara 

 

 

O uso da máscara ainda é muito importante. O item deve ser utilizado por todas e todos dentro das IES, podendo ser retirada apenas nos intervalos para refeições ou em locais com pouco fluxo de pessoas. 

 

2. Uso do álcool em gel 

 

 

O uso do álcool em gel também precisa ser frequente. As instituições devem disponibilizar em toda unidade recipientes com o material para facilitar o uso por estudantes, professores e outros funcionários. 

 

3. Higienização com água e sabão 

 

 

Mesmo com o uso frequente do álcool em gel, é importante manter também a higienização com água e sabão. A lavagem correta das mãos ainda é a medida de proteção mais fácil e eficiente contra o vírus da Covid-19. 

 

 4. Organização das salas

 

 

Manter a dinâmica de rodízio de alunos nas salas de aula e o distanciamento das cadeiras, é imprescidível nesse momento de retorno. Evitar o alto número de pessoas no mesmo local refrigerado e respeitar o distanciamento entre elas poderá impedir maiores contágios. 

 

5. Locais de socialização 

 

 

Por último, corredores e refeitórios são locais com maiores fluxos de pessoas. É importante manter o distanciamento necessário para diminuir a aglomeração nesses espaços.

Entendemos que o retorno às aulas presenciais nas IEs é urgente e necessário para o desenvolvimento das habilidades emocionais, sociais e acadêmicas de muitos estudantes. Nesse sentido, fazer o retorno requer cautela redobrada de cuidado e segurança para graduandos, professores e funcionários das instituições.

É de maior responsabilidade dos gestores e educadores investir constantemente em cuidados de higiene e organização para receber os estudantes no retorno às atividades acadêmicas. 

Portanto, é importante levar em consideração que ainda é necessário respeitar as medidas de distanciamento para que não haja a possibilidade de um novo agravamento de contágio da Covid-19. 

 

Leia também: Férias da faculdade: a importância de aproveitar o descanso

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat