Se não sabe qual é a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório, este texto é para você! Independente do curso que tenha escolhido, é muito importante que você garanta uma experiência de estágio. É neste ambiente que você irá melhorar suas habilidades, além de saber como é sua profissão na prática. No estágio você também pode ter a chance de se destacar no mercado de trabalho.
-
O QUE É ESTÁGIO OBRIGATÓRIO?
Nessa modalidade, o estágio já está predefinido pela grade curricular do aluno. O cumprimento da carga horária de estágio então, é um requisito necessário para que o aluno garanta o diploma no final do curso.
Como é o caso de estudantes da área da saúde e licenciatura, por exemplo, onde o desempenho no estágio é fator determinante para a aprovação em algumas disciplinas e consequentemente na graduação como um todo.
-
O QUE É ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO?
Como o próprio nome diz, estágio não obrigatório não é uma exigência. Desse modo não é um fator determinante para a garantia do diploma, pois não faz parte da grade curricular do aluno. Mas vale ressaltar que o estágio é capaz de proporcionar experiências e aprendizados que você só pode encontrar fora da sala de aula, além de oportunidades profissionais na área em que você está se formando.
-
QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS?
Basicamente, para estágio obrigatório fica à disposição da empresa contratante a oferta de qualquer tipo de auxílio; já para estágio não obrigatório, a organização contratante deve pagar algum tipo de remuneração, além do auxílio transporte.
A lei do estágio (11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008.) ainda determina que a duração do contrato do estágio não pode passar de 2 anos, a menos que o estudante contratado seja portador de deficiência.
-
PRECISO DE UM ESTÁGIO, E AGORA?
Agora que você já sabe a diferença entre os dois tipos de estágio, é importante que você volte sua atenção para os processos de contratação e, claro, para todos os processos de aprendizagem.
Dependendo do curso que você estuda, a rotina de trabalho talvez possa incluir expediente na modalidade home office. Embora seja uma opção viável e até confortável, pode prejudicar um pouco a sua experiência, pois você será privado do contato com o ambiente e a dinâmica de trabalho. Então pense na experiência que você pretende agregar à sua vida e ao seu currículo e procure estágios que possam proporcionar o que você deseja.
Portanto, assim que encontrar o estágio que é a sua cara e a empresa demonstrar interesse no seu perfil; chegou a hora de você preparar a papelada. O documento que vai formalizar todo esse processo é chamado de Termo de Compromisso de Estágio. Este termo deverá ser assinado em três vias, uma para você, uma para a empresa e outra para a sua instituição de ensino. A partir disso é só manter o foco e colocar a mão na massa!
Leia também: Dicas para aprender inglês sozinho