Pare e leia agora: Conheça 3 ferramentas que lhe ajudarão a conciliar seu trabalho com estudos.

Revelamos como conciliar o seu tempo para ter dias mais produtivos com ajuda de 3 ferramentas que você pode baixar no seu smartphone. Veja esse post agora mesmo!

 

O fato de trabalhar e estudar pode ser desafiador para muitos jovens. Não é uma tarefa fácil, se dedicar aos estudos ao mesmo tempo que cumpre uma carga horária de 6h/8h de trabalho. E com isso, o momento de estudar pode ser muito cansativo e até mesmo pouco produtivo. 

De acordo com a pesquisadora Thais Barcellos, da consultoria iDados, em uma pesquisa elaborada com base em números da Pnad Contínua, do IBGE, 48,3% dos jovens entre 19 e 24 anos estudam e trabalham. 

Essa pesquisa foi realizada em 2019, e a mesma ainda mostrou um comparativo entre 2016 e 2019, onde no ano anterior esse número era de 45,4%. Com base na pesquisa de Thais Barcellos podemos concluir que o número de jovens que têm dupla jornada está crescendo.

Enfim, o que está em jogo aqui é  como conciliar seu tempo e tornar seu dia a dia  mais prático. Parece até uma missão impossível para quem não sabe mais o que fazer e estar cansado da rotina de ter vários projetos a fazer, estudar para prova e ainda cumprir com as responsabilidades do trabalho. Mas aqui você descobrirá uma forma de planejar melhor o seu tempo.

Você pode se questionar porque é tão importante organizar o tempo? Isso realmente vai ajudar ou só vou perder mais tempo?  

A partir do momento que você começar a organizar sua rotina, você notará que seu dia será mais produtivo, e consequentemente ficará menos estressante a realização das suas tarefas diárias. 

Além disso, você também não deixará passar despercebido nenhuma atividade, pois muitas vezes quando não anotamos o que temos para fazer e confiamos apenas na nossa mente podemos esquecer de alguma atividade importante. 

E sendo esse o ponto chave para realizar um planejamento das suas atividades, e também para dar prioridades às atividades que precisam ser feitas com mais rapidez. 

O que essa mudança de comportamento pode afetar na minha vida? Qual benefício teria após o planejamento do tempo?

Sair da zona de conforto é desafiador para qualquer pessoa, e com isso passamos a questionar se de fato é o melhor naquele momento. Realmente será benéfico para mim fazer esse planejamento? O que de bom isso pode trazer para minha vida? E esses questionamentos são levantados pois não queremos fazer algo que mexerá com nossa rotina, preferimos muitas vezes permanecer na desorganização a melhorar nossos hábitos.

Há várias vantagens para quem consegue gerir melhor seu tempo, mas vou citar 5 delas, são elas:

  • Mais tarefas executadas; você passará a dar importância às principais tarefas e concluí-las com mais agilidade.
  • Menos retrabalho; a partir do momento que você organiza suas tarefas, não deixará de executar, e também estará sujeito a menos erros. 
  • Menos surpresas; no seu planejamento você irá dar prioridades a sua atividade por prazo de entrega e importância, assim não será surpreendido por alguma demanda que esqueceu de executar por exemplo.
  • Menos estresse; após a conclusão das tarefas consequentemente você terá mais tempo para lazer. E assim alterando seu humor para melhor.
  • Melhor reputação profissional;  a sua organização mostrará que você poderá ser e se tornar um profissional, excelente para empresa. 

Como fazer esse planejamento? Como posso me organizar melhor? Por onde começo?

Agora que você decidiu fazer o planejamento,  comece escolhendo qual ferramenta irá usar. Pode ser uma agenda, planner ou até mesmo ferramentas digitais. Após a escolha de qual meio utilizado, você precisa escrever todas as atividades  junto com o prazo de cada uma delas. 

Por que escrever? nossa mente é falha como já disse anteriormente e com isso podemos esquecer de algo que seja realmente importante. Escreva seus objetivos e metas para não perder o foco da sua atividade, seja ela do trabalho ou estudo.

Dê prioridades as atividades que são mais importantes e que o prazo seja curto, sempre que iniciar uma tarefa tente concluí-la antes de começar outra para não gerar confusão e assim perder tempo, pois a ideia principal é gerir o tempo da melhor forma possível.

Existem métodos como  SMART, pomodoro e kanban. Eles poderão lhe ajudar ainda mais na gestão do seu tempo. Você pode escolher o método que você mais se familiarizar.

E para tornar seu dia a dia mais prático, onde você pode ter todas suas tarefas na palma da mão, resolvi trazer 3 ferramentas que vão facilitar seu dia. São ferramentas gratuitas, algumas com versões pagas mas que conseguem utilizar a versão demo.  Aonde você pode utilizar de acordo com suas necessidades e demandas. São simples e de fácil utilização.

Trello

É uma ferramenta de projetos disponível na versão web e aplicativo para celulares android e iOS, nele consegue compartilhar todo projeto com outras pessoas. Você pode utilizar no seu trabalho, ou organizar suas questões pessoais, e até mesmo para fazer aquele trabalho que você tem para apresentar em equipe na faculdade. 

Ele tem uma interface bem intuitiva, você consegue criar check list, anexar multimídia e colocar etiquetas assim definindo por cores quais são as prioridades e precisam de mais atenção. Além disso, você consegue seguir os cards, sempre que alguém colocar um comentário você será notificado. Ele tem uma versão gratuita bem completa onde você pode utilizá-lo sem dificuldades.

Google Agenda

É uma ferramenta muito útil no seu dia, com ela dificilmente você perderá alguma atividade, ela fica sincronizada com seu email e seu calendário. Você consegue acessar através da versão Web ou  APP no seu smartphone. 

O Google Agenda permite que você visualize seu dia, semana e mês. É uma agenda online onde você consegue ver, por exemplo, se está ocupado na semana que vem, ou se estará com tempo livre. E ainda tem a opção de compartilhar eventos com outras pessoas, caso você queira marcar uma reunião. 

Além disso, você pode definir lembretes de tarefas ou eventos com horários específicos ou o dia todo, e pode ser lembrado com antecedência pelo próprio aplicativo podendo ser uma hora antes, um dia ou até mesmo uma semana.

Evernote

Uma ferramenta essencial para quem gosta de fazer anotações das suas ideias. Às vezes estamos na rua e temos um ideia e deixamos para anotar depois e confiamos na nossa mente e acabamos esquecendo, no evernote você pode fazer anotação no seu celular mesmo e nem precisa ter acesso a internet. O intuito do evernote é justamente fazer anotações de forma rápida, sem muita burocracia. 

Se você é do tipo de pessoa que gosta de post it, logo vai se familiarizar com essa ferramenta. Nela consegue fazer anotações em textos, áudios, fotos. O evernote aceita diversos formatos de anotações, que podem lhe ajudar no dia a dia, para salvar algum conteúdo importante.

Disponível para na versão Web  e app em diversos sistemas operacionais. 

Agora você não tem mais desculpas para organizar seu tempo, e ter um dia mais produtivo, e ainda vai sobrar tempo para fazer algo que você gosta. O lazer também é importante nessas horas para que você faça todas suas atividades de forma mais leve e bem humorado. 

Leia Também: DICAS PARA APRENDER INGLÊS SOZINHO 

Buscar

Posts Relacionados

PARA QUE SERVE O LINKEDIN?

O LinkedIn é uma plataforma digital que foi lançada no dia 5 de maio de 2003  por Reid Hoffman, mas só em 2016 foi comprada