PARA QUE SERVE O LINKEDIN?

O LinkedIn é uma plataforma digital que foi lançada no dia 5 de maio de 2003  por Reid Hoffman, mas só em 2016 foi comprada pela Microsoft. Atualmente, é considerada uma das maiores redes sociais do mundo, com aproximadamente 550 milhões de usuários em 200 países. Mas, você sabe para que serve o Linkedin?

O Linkedin é considerado uma rede social profissional ou um currículo online. O que diferencia ela entre as outras redes sociais, é que lá você pode aproveitar o espaço para divulgar suas conquistas profissionais, encontrar um novo emprego e aumentar sua rede de contatos, que podem beneficiar muito sua carreira.

Fonte da imagem

 

  • Dicas para turbinar o seu Linkedin

Se você está na faculdade e já pensa em se destacar no mercado de trabalho, você está na direção certa! Para isso, não se esqueça de ter como aliado desta jornada o Linkedin. 

A plataforma também é uma ótima opção para empregadores encontrarem novos funcionários e para empreendedores entrarem em contato com possíveis clientes e fornecedores. Para tudo isso, o primeiro passo é criar um perfil. 

A interface do Linkedin é semelhante ao Facebook, além de ser muito intuitiva. Lá você poderá compartilhar suas experiências e conquistas profissionais, conectar-se à comunidades nacionais e internacionais de seu interesse e entrar em contato com a empresa que está se candidatando.

  • Imagem de perfil

Assim como um currículo deve ser atrativo e objetivo para os recrutadores, o seu perfil também deve ser. Então, dê atenção especial à imagem de perfil. Coloque uma foto de boa qualidade e que represente quem você é e qual é a sua profissão. 

Por exemplo: se for profissional de saúde, coloque uma foto usando um jaleco, se sua área de trabalho é a jurídica, use roupas sociais. Imagens assim podem causar uma boa primeira impressão.

  • Apresentação pessoal

Abaixo do seu nome, fica a parte para a frase de impacto, lá é desejável que você coloque com o que você trabalha. Mas, seja criativo(a)! Pense no seu diferencial como profissional e o que te torna único(a) no seu ramo.

Por exemplo: “Levo sabor e tradição para sua vida”, levando em consideração que o profissional trabalhe no ramo alimentício.

  • Objetivos e valores

No espaço para colocar algo sobre você aproveite para falar dos seus objetivos profissionais. Foque no que você mais deseja para sua construção individual como um profissional e não no que você mais deseja no momento. 

Faça as seguintes perguntas: onde eu quero estar em 20 anos? Quais conquistas devo obter para chegar lá? Assim que você traçar os seus objetivos, escreva um pequeno texto sobre eles e como você está disposto(a) em alcançá-los.

  • Feed

O feed de notícias é o espaço em que você encontrará atualizações em tempo real sobre o mercado de trabalho e as pessoas que você se conectou, através do compartilhamento de artigos e oportunidades de emprego.

Assim como no facebook, você pode interagir com seus contatos e reagir às suas publicações com curtidas e comentários. Lembre-se que aí pode estar uma grande oportunidade para ser visto. 

  • Saiba o que postar

O Linkedin é uma plataforma pública destinada a assuntos profissionais, por isso fique atento no que postar.

  • Seja coerente e responsável; certifique-se de que sua publicação não fere os direitos humanos e nem a existência de ninguém.
  • Reavalie a ortografia; revise o texto para que não saia com erros de escrita ou digitação.
  • Não seja extenso(a); escreva de maneira objetiva e simples.
  • Use imagens de boa qualidade; 

  • Por que devo ter um Linkedin?

Dentre as vantagens em criar um perfil no Linkedin, destacam-se a alta visibilidade para grandes empresas, obter recomendações e gerar vagas. Nesta plataforma, você poderá estar acessível para o mundo inteiro e assim poder se conectar com a empresa que procura alguém com o seu perfil! 

Existe uma frase famosa que diz: “Quem não é visto, não é lembrado”, então não perca a oportunidade de ser visto e use o Linkedin a seu favor.

 

Leia também: VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE GRADUAÇÃO, TECNÓLOGO E CURSO TÉCNICO?

 

Gostou do texto? Compartilhe!

Buscar

Posts Relacionados

DICAS PARA APRENDER INGLÊS SOZINHO

4 Plataformas gratuitas para te ajudar a aprender inglês sozinho Já pensou em aprender inglês sozinho (a)? Saber um novo idioma pode proporcionar ótimas oportunidades,