O que fazer depois da graduação?

O que fazer depois da graduação?

Graduação: o início de um sonho

Estudar não é uma tarefa fácil e muitos não sabem o que fazer depois da graduação, mas é fato que aguentar firme e seguir o caminho dos estudos pode ser uma boa alternativa para alcançar os objetivos profissionais. 

Isso porque a profissão, quando escolhida da forma certa, não é só uma ocupação para ganhar dinheiro, mas também um prazer em exercer um papel que faz a diferença no mundo.

Se você ainda não encontrou a graduação dos sonhos, uma ótima escolha é se arriscar em testes vocacionais. Você também pode encontrar aqui um guia de escolha profissional. Existem tantos cursos, porque não analisar o que faz parte do seu perfil? 

É por isso que a escolha do curso precisa ser muito bem pensada, já que isso poderá motivar a sua felicidade ou as suas dores de cabeça de todos os dias. 

Apesar da jornada longa, o período profissionalizante é muito importante para o desenvolvimento humano, visto que nele acontecem as maiores mudanças e ensinamento sobre trabalho em equipe, disciplina e persistência.

O que fazer depois da graduação?

 

Depois que acaba, vem o choque

É normal que exista um impacto no fim da graduação. São anos percorrendo um caminho no mesmo ritmo e, em um piscar de olhos, o conforto acaba. 

E por mais cansativo que seja, estar na faculdade proporciona momentos únicos, além de experiências que não se repetem mais, como a vivência de estágio. 

Apesar disso, é necessário decidir o que fazer depois da faculdade. Você já estará capacitado para entrar, de fato, no mercado de trabalho, e parar não deve ser uma opção apenas pelo medo. 

Muitas pessoas saem receosas com a ideia de iniciar coisas novas. Mas, é necessário entender que cometer erros faz parte do processo de aprendizagem, e a experiência é obtida sempre através de tentativas e erros. 

Tendo isso em vista, é importante ser cauteloso, mas nunca desistir de colocar em prática aquilo que foi aprendido. 

Para te ajudar a se inserir no mercado e não estacionar na vida, separamos 5 dicas sobre o que fazer depois da graduação.

 

5 dicas para quando acabar a faculdade

 

  • Invista em cursos de língua estrangeira 

Se você gosta de viajar para outros lugares, essa é uma providência que para tomar já. Aprender uma língua estrangeira é o verdadeiro passaporte para a comunicação, já que nos possibilita expandir o ciclo de pessoas com que temos contato, ultrapassando barreiras de culturas e países. 

Além disso, o mercado de trabalho está, atualmente, cobrando cada vez mais uma fluência, ao menos a nível básico, para que o funcionário consiga decifrar pequenas sentenças que podem aparecer no cotidiano em outra língua. 

 

  • Fortaleça seu currículo 

Ao acabar a graduação, sempre existe o questionamento sobre a real capacidade de atuar em uma área específica. 

O primeiro passo para o sucesso será sempre o ato de dar início, então esteja disposto a atualizar o currículo a partir de agora.

A graduação conta com muitas experiências, como os estágios, projetos de extensão, iniciação científica e cursos de idioma. 

Selecione suas melhores experiências, junte os diplomas e não pare por aí: busque fortalecer o seu currículo. 

Muitas plataformas virtuais oferecem cursos rápidos com entrega de diploma, e estes podem ser grandes destaques na hora de uma seleção.

 

  • Empreender é uma opção!

Conquistar a independência financeira não é fácil. Diante das crises e inflações que o país vem enfrentando, o maior desejo da população é ter estabilidade.

Para quem escolhe empreender, existe a segurança de não depender unicamente da carteira de trabalho para ganhar dinheiro. 

Além disso, a flexibilidade de horários também é um fator que costuma chamar atenção, já que o empreendedor pode decidir os melhores períodos e a carga horária diária. 

Apesar disso, é fato que existe uma instabilidade dada a insegurança da quantidade de vendas. A renda pode ser, portanto, variável. 

Ainda assim, essa é uma opção válida para quem está decidindo o que fazer depois da graduação, em especial para os que apreciam o setor de vendas.

 

  • Busque uma pós-graduação

Para quem quer se tornar um profissional ainda mais qualificado, a escolha da pós-graduação é imprescindível. 

A alta competitividade do mercado atual exige que a formação seja contínua, isto é, que não pare no primeiro momento de especialização. 

Isso garante que você tenha conhecimentos mais específicos e aprofundados na sua área de escolha e, consequentemente, estará mais apto a resolver os problemas que podem ser encontrados no mercado. 

Além disso, o ambiente acadêmico é sempre propício para fazer networking. 

É nesse ambiente que você encontrará pessoas que serão grandes nomes em potencial para o futuro da sua área, além de professores que já estão em ambiente consolidado de trabalho e que podem te indicar.

Por isso, a escolha de uma boa instituição de ensino faz toda a diferença para a sua pós-graduação. Entre as instituições nacionais, a Faculdade Santa Helena traz o benefício de oferecimento de pós-graduação gratuita, exigindo apenas uma nota superior a 8,5 na média do curso, sem adicional de custo. 

 

  • Aproveite o seu tempo livre 

O período da graduação também pode ser bastante desgastante. 

Para se recuperar das noites mal dormidas e das horas de estudo, invista uma parte do seu tempo em lazer!

Mesmo que isso pareça estranho depois de anos, fará bem para a sua saúde mental.

É necessário manter a mente sã para que você consiga se recuperar e partir para as próximas etapas.

Por isso, tente desacelerar e voltar a dedicar um tempo para o seu bem-estar.

Em pouco tempo, verá que a sensação de exaustão terá passado e que, nesse momento, você já vai estar pronto para a próxima batalha da vida.

 

Se você gostou desse texto, tem interesse em continuar os estudos e quer ficar atualizado sobre as melhores oportunidades de graduação e pós-graduação, acompanhe nosso Instagram, @fshrecife. 

Open chat