O que fazer antes da prova do Enem? Estudar ou não?

Você sabia que o ponto de equilíbrio entre estudo e descanso pode ser um passo para sua aprovação no vestibular? Então venha descobrir o que fazer antes do dia da prova do Enem.

Todos que já passaram por uma prova importante sabem o quão difícil é manter a calma. Ainda mais quando se trata do seu futuro. Diante disso, existe aquele receio de fazer escolhas erradas, e você acaba se desesperando e querendo abraçar o mundo.

Acredita que precisa acelerar o ritmo de estudo, e que tem pouco tempo para dar conta de tudo. Mas é neste momento que você deve desacelerar. 

Aliás, você já se planejou para esse momento. Estudou, revisou e agora é hora de relaxar!

“É hora de relaxar e não de estudar” Dizem os Especialistas…

Parece até brincadeira, mas professores e especialistas pedem que esses dias antes do Enem seja um momento totalmente de descanso e descontração.

Portanto, uma pergunta bem frequente é: Devo estudar um dia antes da prova?  e a resposta é NÃO! Em entrevista para o guia do estudante o professor Alexandre Linares, fala:

A prova é muito estressante e o estudante deve tirar um dia ou dois para descansar profundamente.”  Leia mais…

Dessa forma, temos que buscar realizar atividades que faça nossa mente relaxar.

E para isso trago para você 3 dicas que podem ajudar nesse momento…

momento diversãoEm momento de tanta tensão e muito estresse, o melhor mesmo é procurar um ponto de equilíbrio. Ficar preocupado neste momento pode ser desgastante e acaba prejudicando.

 

E um dos maiores desafios na realização de uma prova importante, talvez não seja tanto o seu conhecimento, mas sim como você consegue lidar com suas emoções. 

E por isso, saber como lidar com elas ajudará a conseguir um bom desempenho na prova do Enem. Sendo assim, você pode fazer atividades que lhe ajudam a relaxar que já está dentro da sua rotina ou simplesmente buscar outras alternativas.

E pensando nisso, aqui estão algumas sugestões:

  • Dormir…

O que parece óbvio para você pode ser bem desafiador para quem está ansioso com a prova do Enem. E sabemos que ela é capaz de mexer com nossas emoções o que dirá do nosso sono. 

Se você anda sem dormir direito, significa que está agitado e precisa relaxar. E para entender a importância do sono, trago para você o artigo publicado pelo Instituto do Sono sobre a relação do sono e aprendizagem.

Um dos trechos para essa informação é:

“O sono é uma atividade essencial para uma vida saudável. Nesse período, os seres humanos conseguem recuperar as energias e descansar o corpo e a mente depois de um dia corrido.”

Ou seja, precisamos estar com nossas energias renovadas para termos grandes resultados durante nosso dia a dia. O autor do artigo afirma isso na frase seguinte…Um corpo desregulado não é capaz de reagir em conformidade com o que é considerado normal.” 

Afinal, podemos concluir que nossa performance pode ser afetada pela falta de descanso. E assim, prejudicará na nossa aprendizagem. 

Não consigo dormir, o que devo fazer? Mas como dormir quando se está com insônia? O que pode me ajudar na hora do sono?

Muitas perguntas podem passar pela sua cabeça neste momento, mas calma. A última coisa que você deve fazer agora é achar mais preocupação.

Algumas sugestões para ajudar na hora de dormir:

  • – Desligue o celular 30 min antes do horário de dormir;
  • – Medite, pois ajuda a concentrar e a relaxar a mente;
  • – Evite barulhos. Entretanto sons de ondas, natureza ajudam a relaxar e dormir. 

Existem infinitas dicas para fazer antes de dormir, mas essa com certeza já vai lhe auxiliar neste momento.

Após o momento zen chegou o momento de diversão…

  • Diversão…

Dormir vai ajudar a manter a concentração, melhorar a memorização na aprendizagem e a diversão vai ajudar você a relaxar e manter o bom humor. 

Até porque o  estresse só prejudica e manter o bom humor fará com que você tenha mais energia e disposição para a prova do Enem.

E aqui vão algumas dicas de sugestões para o momento da diversão:

  • – Escute uma música;
  • – Dance, corra, pedale;
  • – Saia com amigos para cinema, ou passeio no shopping;
  • – Vá assistir um filme ou uma série, documentários;
  • – Faça coisas que sejam divertidas para você.
comida saudável
Foto de Fondo creado por jcomp – www.freepik.es
  • Alimentação saudável…

Já ouviu aquele ditado que “saco vazio não para em pé”, brincadeiras à parte, mas é importante que você mantenha uma alimentação saudável. E no dia da prova você se alimente de maneira leve, mas que não fique com fome. 

Quem consegue se concentrar em algo quando está com fome? É bem provável que ninguém. Por isso o preparo para este dia, a prova do Enem,  deve ser feito antes. 

Você pode ir adaptando sua alimentação de acordo com sua  rotina de estudo, mas em busca de ter mais disposição.  Então no dia da prova prepare uma refeição leve e saudável. E nada melhor do que uma nutricionista para nos orientar sobre o que é melhor neste momento. 

E para esclarecer nossas dúvidas, a Nutricionista Natacha Marinho, irá responder algumas perguntas.

nutricionista natacha marinhoO que comer no dia anterior a prova do Enem para não ficar estufado ou com fome? E o que levar como lanche enquanto está fazendo essa prova tão longa e que pode passar horas?

  • – O que comer no dia anterior a prova do Enem para não ficar estufado ou com fome? Priorize alimentos leves e que também está acostumado a comer, pois é imprescindível que você ingira o que está acostumado para não haver nenhum tipo de reação. Opte então por: salada, alimentos poucos ou sem gordura, sucos de fruta e um dos pontos mais importantes: se hidrate!

    No dia, faça um café da manhã reforçado, com fontes de carboidrato (pães, batata doce, cuscuz, entre outros) para que eles possam manter o seu corpo mais ligado por mais tempo.
  • – O que levar como lanche enquanto está  fazendo essa prova tão longa e que pode passar horas? 
    É de suma importância a priorização do consumo de água, já que estamos na Primavera e próximos ao Verão. Leve lanches práticos e saudáveis como barras de cereais, sanduíches, frutas e até mesmo, chiclete e chocolate para te ajudar na sua produtividade durante a prova.

 

Dessa forma, podemos concluir que neste momento você deve estar bem e não desesperado. E recomendamos a todos seguir essas dicas básicas para ter um bom desempenho durante sua prova. 

Afinal, você fez todo planejamento de estudo, passou por todas etapas de estudo, passou pela revisão de todo assunto e agora é só ficar tranquila e fazer sua prova do Enem. 

Vestibulando, se liga nessa dica!

Itens importantes:

  • – Cartão de inscrição;
  • – Documento original com foto;
  • – Caneta preta;
  • – Máscara.

 

Leia Também: 7 Dicas valiosas para mandar bem na redação

 

Buscar

Posts Relacionados

ACONTECEU NA FSH

Acompanhe nossas notícias e fique por dentro do que aconteceu na FSH neste mês de novembro.  O mês de novembro foi recheado de atividades aqui