Mundo digital e mercado de trabalho: nova realidade

Mundo digital e mercado de trabalho: nova realidade

Advogados fazem as famosas “dancinhas do TikTok” enquanto explicam sobre leis 

Nutricionistas utilizam trends do Instagram para expor alimentos saudáveis

Professores abrem um canal no YouTube 

E assim percebemos que a internet, mais especificamente as mídias sociais, caminha cada vez mais para o domínio do mercado de trabalho. Mas quais são as consequências disso? Vamos ver! 

Estar online: requisito básico 

Antes, as mídias sociais eram espaços exclusivamente de descontração, lazer e um local restrito aos amigos. Aceitar solicitação de amizade do chefe? nem pensar! 

Mas hoje, tendo em vista que descontração e profissionalismo se fundiram, ter um perfil apresentável profissionalmente se tornou essencial na busca de um novo emprego.

Com isso, cabe ao indivíduo decidir unir o perfil profissional e pessoal em uma só conta ou não. 

Mas uma coisa é fato: O esperado é que ao precisar escolher entre profissionais similares, mas que um está ativo na internet  e o outro não, a escolha seja óbvia. Isso porque estar “online” é ser atual, ou seja, é alguém que está adequado ao que se espera hoje. 

Novas profissões

Influenciador, Social Media, Marketing Digital, Design Para Mídias Sociais e Assessor de Influenciador são apenas algumas opções que surgiram a partir do mundo digital! 

Ou seja, é um meio que não só transforma antigas profissões ou exige mais delas como também traz novos ofícios para o mercado. Qual a importância disso? 

Com um celular, através de poucas edições e sem precisar de uma mega produção, alguém pode publicar um vídeo curto que irá viralizar e, através disso, se tornar um grande influenciador bem sucedido.

 A liberdade de qualquer pessoa poder gerar conteúdo traz oportunidades sem que as pessoas precisem sair de casa! Por isso, é um meio cada vez mais querido, desejado e preenchido. 

Mas é necessário reconhecer alguns pontos: 

1.Pessoas das gerações passadas ou de baixa renda sentem dificuldade de adentrar a essa realidade.

O exemplo mais recente é que, com a pandemia, professores acostumados com o ensino tradicional  tiveram que se virar nos 30 para continuar dando aulas através do ensino a distância. Câmeras, aplicativos e fotos substituíram a sala de aula, o quadro e a presença física dos alunos. Assim como possuir celular, internet e demais equipamentos não é algo acessível a todos os profissionais que estão em busca de um emprego. 

2. O afastamento social acontece na medida que o mundo virtual ganha força

Vídeos rápidos e áudios acelerados se tornam muito mais atraentes que livros e filmes longos, o que prejudica o profissional desse eixo.

Entre vantagens e desvantagens, o mundo digital ocupa o campo profissional. Todos não só têm direito como devem aprender mais sobre isso e buscar qualificações. Embora seja uma realidade difícil, aqui na Faculdade Santa Helena nós te preparamos para ela! 

Acompanhe o nosso instagram @fshrecife 

Open chat