Gestão de Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos, também conhecida como gestão de pessoas, visa potencializar os indivíduos de determinada empresa através do aproveitamento das suas qualidades, fazendo com que suas competências sejam desenvolvidas. Esse processo tem o intuito de cuidar dos colaboradores de uma organização, em prol de um ambiente de trabalho minimamente satisfatório e equilibrado. É por isso que o curso em si busca fazer com que os alunos se tornem profissionais que saibam se portar em todas as situações que envolvam os funcionários de uma companhia. 

Não à toa, ao fim da graduação, o ex graduando estará capacitado, ao menos em tese, a controlar normas básicas na área de RH, como por exemplo, contratações, transferências de funcionários, demissões, cálculo de salário e férias. Além do domínio da gestão de remunerações, benefícios e do planejamento financeiro de forma consistente, o olhar analítico é um ponto bastante relevante e levado em consideração pelo mercado de Recursos Humanos, que busca, em geral,profissionais com essa característica. Tais conhecimentos se tornam um verdadeiro ímã à empresas que pedem cada vez mais por indivíduos com essa capacidade. Além disso, por conta da rotatividade dos trabalhadores, da sazonalidade do mercado e da concorrência entre companhias, áreas como seleção e recrutamento, treinamento e desenvolvimento são as mais  procuradas.

Algumas disciplinas a serem cursadas na área:

  • Fundamentos de Economia 
  • Fundamentos de Administração
  • Legislação Trabalhista e Previdência
  • Recrutamento, Seleção e Avaliação de Desempenho 
  • Liderança e Coaching – Comunicação Empresarial
  • Gerenciamento de Cargos, Salários e Benefícios
  • Gestão de Departamento Pessoal
  • Negociação e Relações Sindicais
Acesse a grade curricular
RH
Jessica Genú

Jessica Genú

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015). Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutoranda em Administração de Empresas vinculada ao Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPE). Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão de Pessoas, Empreendedorismo e Relações de Trabalho. Atua como coordenadora acadêmica na Faculdade Santa Helena e como professora de Pós-graduação na Universidade de Pernambuco.