Férias da faculdade: a importância de aproveitar o descanso

Férias da faculdade: a importância de aproveitar o descanso

Entenda a necessidade do descanso pós períodos intensos de atividades acadêmicas 

 

Você entende a importância do descanso nas férias?

Vivemos numa sociedade onde o costume pela alta produtividade é vista inadequadamente como norte para o sucesso e uma vida bem sucedida.

Entender que o descanso na nossa rotina é tão imprescindível quanto trabalhar e estudar é fundamental para nossa saúde, uma vez que adiar as pausas podem acarretar altos níveis de estresse e desgaste extremos no nosso corpo e na nossa mente, como por exemplo, o desencadeamento da  síndrome de burnout. 

Assim, as poucas horas de ócio, sono e descanso também precisam ser incluídas na rotina não como uma alternativa, mas sim uma necessidade. 

 

 

E como fazer as férias valerem a pena sem perder o ritmo? 

 

Nas férias é bem comum que os alunos entrem em recesso exaustos pelos excessos de provas e trabalhos que se estendem até o final do semestre letivo. 

Saber administrar o tempo livre nesse período é fundamental para que o corpo e a mente não percam o estímulo de atividades que os mantém ativos de forma benéfica, como leituras e estudos práticos. 

Nessas horas é interessante fazer um simples planejamento para organizar da melhor forma o tempo que se utiliza para cada movimento dentro desse período tão esperado que são as férias. 

 

Por isso, listamos abaixo 5 dicas de como aproveitar bem o descanso de uma maneira equilibrada nessas férias 👇🏼

 

1 -Descubra seus hobbies  

Ler, ir ao cinema, sair com os amigos, praticar esportes, cozinhar e assistir séries. Perceber o que se gosta de fazer quando não tem obrigações externas e demandas com prazos, é essencial para relaxar. Com a falta de tempo na nossa rotina, é comum esquecer quais atividades nos proporcionam prazer no dia a dia, então aproveite bem o seu respiro para (re)descobrir o que você curte fazer. 

2 – Reserve um tempo para organizar suas obrigações do dia 

Mesmo nas férias, ainda cumprimos com algumas atividades que exigem disciplina e organização, e que fazem parte das nossas obrigações enquanto pessoas comuns. É necessário que esse momento seja reservado para que não tenha acúmulo de tarefas obrigatórias e você não acabe por perder um bom tempo apenas exercendo obrigações. 

3 -Tenha horários para o seu sono 

É comum que algumas pessoas no período de férias tendam a trocar o dia pela noite, o que pode levar ao desgaste mental e consequentemente virar uma rotina. Ter horários fixos para dormir e não se estender durante a madrugada, por motivos de lazer ou não, também é autocuidado e aproveitamento do tempo livre. 

4 – Saiba a hora de dizer não 

Durante as correrias do semestre letivo, passamos muito tempo ausentes das nossas relações, e quando temos um tempo livre, queremos recompensá-las de uma só vez.  É importante nesse momento reconhecer que, por mais importantes que sejam essas relações, não adianta querer ser presente para outros sem antes ser presente para nós mesmos. Saiba dizer não quando for necessário e entenda a necessidade de pôr em primeiro plano suas emergências particulares. 

5 – Reserve um tempo para estudar 

Não precisa ser de forma exaustiva ou pragmática como acontece durante o período das aulas na faculdade, mas reservar um tempo para consumir algum tipo de conteúdo que diz respeito à sua área de atuação é fundamental. A intenção aqui é não perder o estímulo no retorno às atividades acadêmicas. 

E aí, gostou? Agora que você sabe o que fazer para render bem essas férias, vamos colocar em prática e descansar sem culpa (: 

Leia Também: Quer aprender e se divertir? Veja 3 filmes sobre vendas!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat