5 dicas importantes para aproveitar as férias da faculdade

5 dicas importantes para aproveitar as férias da faculdade

No período de férias, é muito comum que os alunos entrem no recesso das aulas exaustos devido ao acúmulo de provas e trabalhos que se estendem até o final do semestre letivo. 

Saber administrar o tempo livre nesse período é fundamental para que o corpo e a mente não percam os estímulos  necessários para um bom descanso. 

Dessa forma, é mais que importante fazer um simples planejamento para organizar da melhor maneira possível o tempo utilizado para cada movimento dentro do período das férias. 

Por isso, listamos abaixo 5 dicas importantes para você aproveitar de maneira equilibrada as férias da faculdade. Acompanhe👇🏼

 

1 – Descubra seus hobbies

2 – Reserve um tempo para organizar suas obrigações do dia

3 – Tenha horários para o seu sono

4 – Saiba a hora de dizer não

5 – Reserve um tempo para estudar

 

1. Descubra seus hobbies  

 

Ler, ir ao cinema, sair com os amigos, praticar esportes, cozinhar e assistir séries. Perceber o que se gosta de fazer quando não tem obrigações externas e demandas com prazos, é essencial para relaxar. Com a falta de tempo na nossa rotina, é comum esquecer quais atividades nos proporcionam prazer no dia a dia, então aproveite bem a pausa para (re)descobrir o que você gosta de fazer. 

 

2. Reserve um tempo para organizar suas obrigações do dia 

 

Mesmo no período das férias, ainda cumprimos com algumas atividades que exigem disciplina e organização no dia a dia, e que, normalmente, fazem parte das nossas rotinas enquanto pessoas comuns. É necessário reservar um momento para listar e organizar essas atividades para que não haja acúmulo de tarefas obrigatórias no período de descanso. Manter a organização e disciplina nas férias pode ser um ponto chave para você não perder tempo  apenas exercendo tarefas exaustivas como pode acontecer durante o ano letivo. 

 

3. Tenha horários para o seu sono 

 

É comum que algumas pessoas no período de férias tenham tendência a trocar o dia pela noite, o que pode levar ao desgaste mental e consequentemente virar uma rotina. Ter horários fixos para dormir e não se estender durante a madrugada, por motivos de lazer ou não, também é autocuidado e aproveitamento do tempo livre

 

4. Saiba a hora de dizer não 

 

Durante as urgências do semestre letivo, passamos muito tempo ausentes das interações sociais. Quando encontramos tempo livre, é natural tentar recompensá-las de uma só vez.  É indispensável que nesse momento reconhecer que é o momento de se priorizar. Saiba dizer não quando for necessário e entenda a importância de pôr em primeiro plano o esperado descanso. 

 

5. Reserve um tempo para estudar 

 

Não é necessário ser de maneira exaustiva ou pragmática como acontece durante o período das aulas na faculdade. No entanto, reservar um tempo para consumir conteúdo que diz respeito à sua área de atuação é fundamental. A intenção aqui é não perder o estímulo no retorno às atividades acadêmicas

 

Gostou do conteúdo?  Não esqueça de deixar nos comentários outras formas de aproveitar o tempo livre durante as férias da faculdade. 

 

Leia Também: Quer aprender e se divertir? Veja 3 filmes sobre vendas!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat