Hoje 7 de janeiro, dia do Leitor, veja a importância de praticar a leitura no dia a dia
Você sabe a importância da leitura?
Praticar a leitura é um dos papéis mais importantes no desenvolvimento de uma mente mais ativa, criativa e saudável. Afinal, quanto maior for a experiência de leitura, melhor será sua habilidade com a imaginação.
Entendemos que a capacidade da comunicação, cognição e interpretação do ser humano afloram a partir do contato contínuo com a leitura, e isso se dá por meio do incentivo coletivo nas interações sociais, que começam desde do núcleo familiar até espaços de integração como a escola, a universidade e a rua.
De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural em 2020, o Brasil conta com 100,1 milhões de leitores, em um cenário com mais de 200 milhões de habitantes.
Nesse sentido, o levantamento evidenciou os entraves para manter o hábito de ler no país onde o número de leitores se torna cada vez mais decrescente por falta de acessibilidade, valores altos para livros e a falta de tempo na rotina.
Além disso, o que antes carecia de uma boa pesquisa aprofundada em livros, hoje, com o avanço da tecnologia, todo e qualquer conteúdo pode ser facilmente encontrado na internet, através dos recursos de produções em vídeo, imagens e áudios à disposição no espaço virtual.
Por isso, é importante evidenciar a importância da leitura como prática diária no nosso dia a dia. Acompanhe no nosso post a origem do dia do leitor e alguns benefícios estimulados pela leitura.
Você conhece a origem do dia do leitor?
O dia do leitor é comemorado desde o dia 1928. A data é uma homenagem ao jornal “O Povo” do baiano Demócrito Rocha, que começou a veicular matérias de cunho literário desde a época.
Nesse mesmo momento, o jornal, que circulava na cidade de Fortaleza, disponibilizava conteúdos para combater a corrupção que acontecia no Ceará.
Além disso, “O Povo” comportava o espaço Maracajá onde grandes nomes da literatura brasileira, como Rachel de Queiroz, Jáder Moreira de Carvalho e Antônio Figueiras Limas, estavam com suas obras literárias. Afinal, o Maracajá também tinha como objetivo ajudar a divulgar o movimento Modernista literário da época no Nordeste.
O Dia do Leitor é uma homenagem ao Demócrito, ao jornal “O Povo” e a todos os apaixonados por literatura.
Mas e aí, você gosta de ler? Sente estímulo para cultivar a leitura no cotidiano? A FSH listou alguns benefícios para incentivar a leitura na sua rotina. Confira:
- Argumentação e interpretação – No desenvolvimento intelectual, a leitura incentiva e desenvolve sua capacidade de interpretação e argumentação.
Além disso, a leitura tem a capacidade de enriquecer o vocabulário, elevando ainda mais as habilidades comunicacionais.
- Criatividade – A leitura é uma ferramenta fundamental para o crescimento da criatividade. Desse modo, quando entramos em contato com outras histórias e narrativas, nosso imaginário tende a se expandir. Assim, a forma como criamos, utiliza como referencial os contatos de leituras que fazem parte do repertório do que lemos.
- Conhecimento Sociocultural – Cultivar o hábito de leitura também é um fator que pode enriquecer o repertório sociocultural. A diversidade de gêneros textuais encontrados em revistas, livros, jornais e blogs possibilita exercitar o aprofundamento em assuntos variados no nosso cotidiano, assim facilitando diálogos que vão além do senso comum.
- Escrita – Um grande ganho do hábito de ler é o aperfeiçoamento da escrita. A capacidade de desenvolver argumentação e brincar com as palavras por meio de textos, é um aliado que também advém do hábito de leitura. A partir do desbloqueio das palavras e familiaridades com os termos, a fluidez na escrita se torna cada vez maior, tornando a produção textual um processo habitual e fácil.
- Pensamento crítico – É natural refletir e questionar sobre a vida, sociedade e espaços que habitamos. Uma grande vantagem do hábito de ler é o desenvolvimento da reflexão e pensamento crítico através do que acessamos enquanto leitores de livros e leitores da realidade que vivemos. Desse modo, a circulação da leitura no dia a dia ajuda a enriquecer e alcançar outros pontos de vista do modo e meio que vivemos.
Como vimos, as vantagens de ter a leitura como hábito cotidiano são inúmeras. Assim, desenvolver a boa escrita, a criatividade e outros estímulos sucedidos pela prática de ler, como citados acima, é fundamental para revelar nossas capacidades cognitivas que são inibidas pela falta de incentivo à leitura no nosso dia a dia.
Curtiu o conteúdo? Agora é o momento de saber quais as leituras e gêneros que mais te motivam e garantir essa prática no seu dia a dia.
Veja também: 5 motivos para ingressar no curso superior em 2022
Ana
Muito bom, adorei o post!!
Marketing
Obrigada, continue acompanhando. 😊😉
Natacha
Amei o texto! ❤ Parabéns.
Marketing
Obrigada, continue acompanhando. 🥰