Dia do Leitor: a importância de praticar a leitura

Dia do Leitor: a importância de praticar a leitura

Hoje 7 de janeiro, dia do Leitor, veja a importância de praticar a leitura no dia a dia

 

Você sabe a importância da leitura? 

 

A importância de praticar a leitura começa nas transformações que se desenvolvem por meio do hábito de ler. 

Entendemos que o desenvolvimento da capacidade da comunicação, cognição e interpretação do ser humano afloram a partir do contato contínuo com a leitura, e isso se dá por meio do incentivo coletivo nas interações sociais, que começam desde do núcleo familiar até espaços de integração como a escola, a universidade e a rua. 

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural em 2020,  o Brasil conta com 100,1 milhões de leitores, em um cenário com mais de 200 milhões de habitantes. 

Nesse sentido, o levantamento evidenciou os entraves para manter o hábito de ler  no país onde o número de leitores se torna cada vez mais decrescente por falta de acessibilidade, valores altos para livros e a falta de tempo na rotina. 

Além disso, o que antes carecia de uma boa pesquisa aprofundada em livros, hoje, com o avanço da tecnologia, todo e qualquer conteúdo pode ser facilmente encontrado na internet, através dos recursos de produções em vídeo, imagens e áudios à disposição no espaço virtual. 

Por isso, é importante evidenciar a importância da leitura como prática diária para o estímulo de várias áreas de nossas vidas, além de possibilitar o enriquecimento das necessidades intelectuais do ser humano. 

Imagem: Freepik
Você conhece a origem do dia do leitor?  

 

O dia do leitor é comemorado desde o dia 1928. A data é uma homenagem ao jornal “O Povo” do baiano Demócrito Rocha, que começou a veicular matérias de cunho literário desde a época. 

Nesse mesmo momento, o jornal, que circulava na cidade de Fortaleza, disponibilizava conteúdos para combater a corrupção que acontecia no Ceará. 

Além disso, “O Povo” comportava o espaço Maracajá onde grandes nomes da literatura brasileira, como Rachel de Queiroz, Jáder Moreira de Carvalho e Antônio Figueiras Limas, estavam com suas obras literárias. 

Afinal, o Maracajá também tinha como objetivo ajudar a divulgar o movimento Modernista literário da época no Nordeste. 

O Dia do Leitor é uma homenagem ao Demócrito, ao jornal “O Povo” e a todos os apaixonados por literatura. 

Mas e aí, você gosta de ler? Sente estímulo para cultivar a leitura no cotidiano?  A FSH listou alguns benefícios para incentivar a leitura na sua rotina 👇🏾

 

  • Argumentação e interpretação –  No desenvolvimento intelectual, a leitura incentiva e desenvolve sua capacidade de interpretação e argumentação. 

Além disso, a leitura tem a capacidade de enriquecer o vocabulário, elevando ainda mais as habilidades comunicacionais. 

  • Criatividade – A leitura é uma ferramenta fundamental para o crescimento da criatividade. Desse modo, quando entramos em contato com outras histórias e narrativas, nosso imaginário tende a se expandir. Assim, a forma como criamos, utiliza como referencial os contatos de leituras que fazem parte do repertório do que lemos. 

 

  • Conhecimento Sociocultural – Cultivar o hábito de leitura também é um fator que pode enriquecer o repertório sociocultural. A diversidade de gêneros textuais encontrados em revistas, livros, jornais e blogs possibilita exercitar o aprofundamento em assuntos variados no nosso cotidiano, assim facilitando diálogos que vão além do senso comum. 

 

  • Escrita  – Um grande ganho do hábito de ler é o aperfeiçoamento da escrita.  A capacidade de desenvolver argumentação e brincar com as palavras por meio de textos, é um aliado que também advém do hábito de leitura. A partir do desbloqueio das palavras e familiaridades com os termos, a fluidez na escrita se torna cada vez maior, tornando a produção textual um processo habitual e fácil. 

 

  • Pensamento crítico – É natural refletir e questionar sobre a vida, sociedade e espaços que habitamos. Uma grande vantagem do hábito de ler é o desenvolvimento da reflexão e pensamento crítico através do que acessamos enquanto leitores de livros e leitores da realidade que vivemos. Desse modo, a circulação da leitura no dia a dia ajuda a enriquecer e alcançar outros pontos de vista do modo e meio que vivemos. 

 

Como vimos, as vantagens de ter a leitura como hábito cotidiano são inúmeras. Assim, desenvolver a boa escrita, a criatividade e outros estímulos sucedidos pela prática de ler, como citados acima, é fundamental para revelar nossas capacidades cognitivas que são inibidas pela falta de incentivo à leitura no nosso dia a dia. 

 

Curtiu o conteúdo? Agora é o momento de saber quais as leituras e gêneros que mais te motivam e garantir essa prática no seu dia a dia. 

 

Veja também: 5 motivos para  ingressar no curso superior em 2022

 

4 Comentários
Ana

Muito bom, adorei o post!!

Marketing

Obrigada, continue acompanhando. 😊😉

Natacha

Amei o texto! ❤ Parabéns.

Marketing

Obrigada, continue acompanhando. 🥰

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Open chat