Contabilidade e Direito Tributário

A Contabilidade e o Direito Tributário são áreas que acabam se entrelaçando entre si, tendo em vista que o conhecimento em direito tributário é algo extremamente necessário ao contábil. Afinal, a legislação tributária é um dos fundamentos que esse profissional deve obedecer e praticar em ambiente de trabalho, além, é claro, dos princípios fundamentais de contabilidade.  

As ações normativas que se referem aos tributos, são editadas justamente por Instituições do Direito Tributário, como a Receita Federal do Brasil e as Secretarias Estaduais da Fazenda, e passam a ser leitura obrigatória dos contadores. Lembrando que, essas ações nada mais são que legislação extravagante, que complementam as Leis Tributárias.  

O profissional da contabilidade também faz uso da legislação tributária em recursos administrativos que se encaixam ao contribuinte, assim como na gestão dos débitos tributários. Se tratando de mercado, especialistas afirmam que profissionais qualificados nesta área estão em falta, isso porque, o sistema tributário está cada vez mais exigente, devido a complexidade da área, fazendo com que o amplo conhecimento e a especialização do profissional se torne uma grande demanda no mercado de trabalho.  

Apesar disso, segundo algumas pesquisas, o Direito Tributário é uma das 20 carreiras mais promissoras atualmente e isso se reflete na questão financeira, com salários bem pagos e sendo uma das melhores da iniciativa privada, neste sentido.

gestão de custo

Algumas disciplinas a serem cursadas na área: 

  • Noções de direito tributário
  • Contabilidade geral
  • Obrigação e crédito tributário
  • Auditoria e perícia
  • Metodologia científica
  • Introdução à contabilidade tributária (tributos indiretos e diretos)
  • Escrituração digital (fiscal e contábil)
  • Tributação sobre o consumo (IPI, ICMS, impostos sobre serviços de qualquer natureza ISSQN) e demais
  • Tributos sobre a renda e faturamento: IR e CSLL, PIS e COFINS – tributos sobre serviços e mercado financeiro
Prof. Wesley Paulo dos Santos
Prof. Wesley Paulo dos Santos

Mestre em Ciências Contábeis pela UFPE. Contador inscrito junto ao Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC/PE) sob inscrição 028.177/O5. Possui experiência profissional de 9 anos, passando pelo setor contábil e financeiro de empresas de saneamento; mídia exterior; locação de ônibus; e empresa de contabilidade, onde tratou de organizações de diversos segmentos. Em 2017 iniciou na docência e leciona as disciplinas de Controladoria, Análise de Custos; Análise das Demonstrações Contábeis, Fundamentos de Contabilidade, Contabilidade Societária e Contabilidade Avançada.

Open chat