COMO ESTUDAR SOZINHO PARA O ENEM

Estudar para o ENEM é importante e ninguém duvida, mas você sabe o porquê?
Atualmente o ENEM é a porta de entrada para as principais universidades do país e algumas do exterior, que através do SiSU, Prouni e Fies, ofertam vagas para estudantes de todo o Brasil em universidades públicas e particulares. 

Apesar de ser uma prova exigente, não é um bicho de sete cabeças. Mas é preciso estar preparado(a), porque o ENEM não testa apenas os seus conhecimentos, testa também sua resistência e capacidade de concentração, afinal são 180 questões para resolver em dois dias de prova.
Então, para você que pensa em fazer a prova aqui vão algumas dicas!

Conheça a prova

O ENEM é como uma maratona e sabemos que todo atleta dedicado conhece todo o percurso antes de competir. Então, também é importante conhecer todo o “percurso” do ENEM. Desse modo, esteja atento(a) não apenas às regras do exame, mas ao modelo de prova, que no geral são:

    • Primeiro dia:

      redação, 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura, língua estrangeira, educação física e artes) e 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (filosofia, geografia, história e sociologia).

    • Segundo dia:

      45 questões objetivas de Matemática e suas tecnologias e mais 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química).

Identifique qual é o seu estilo de estudos

Procure entender qual é a melhor forma para você estudar para o ENEM!
Você é uma pessoa que aprende mais com estímulos visuais ou auditivos? Perceba isso e procure adequar a sua maneira de estudo com imagens, filmes, música e leitura, a escolha fica por sua conta!

Crie um cronograma de estudos

Ao estudar para o ENEM, é importante que você se atente para as datas das provas e crie um cronograma de estudos que contemple as principais matérias em um espaço de tempo determinado.
Ao fazer o cronograma não esqueça de considerar o tempo para dormir, acordar e para lazer, afinal é necessário manter a saúde 100% enquanto se prepara para o exame.

Não esqueça da redação

A redação normalmente é motivo de muita ansiedade, já que os participantes sabem do tema na hora. Mesmo não sabendo exatamente o que vai cair na redação é sempre possível estudar e se preparar. A dica é: esteja atualizado(a) sobre o que acontece no nosso país.
Além disso, não se esqueça que a redação sempre deve ser no formato argumentativo-dissertativo, deve conter de 15 a 30 linhas e não deve tomar muito do seu tempo.

Faça simulados

Assim como um atleta treina muito antes da competição, é necessário que você treine antes da realização do exame.
No dia da prova você terá que administrar muito bem seu tempo, então comece por agora. Simule um ENEM dentro de casa, estipulando um tempo limite para resolver as questões e fazer a redação. 

Leia muito

O ENEM tem muito texto, então, leia muito! Crie esse hábito! E pesquise sobre técnicas de leitura e interpretação de texto para provas, assim você poderá otimizar o seu tempo durante o exame e não ficar tão cansado.

E aí! Gostou dessas dicas? Deixe o seu comentário!

Veja também: 5 DICAS PARA TE AJUDAR A ESCOLHER UMA PROFISSÃO
Acesse nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Buscar

Posts Relacionados

PARA QUE SERVE O LINKEDIN?

O LinkedIn é uma plataforma digital que foi lançada no dia 5 de maio de 2003  por Reid Hoffman, mas só em 2016 foi comprada