Como escolher o curso certo?

Como escolher o curso certo?

 “O que você quer ser quando crescer?”. Para essa pergunta, tem criança que mantém a mesma resposta a vida inteira: professora, médica, policial, bailarina, engenheiro, atriz, jogador de futebol… tem outras que mudam a sua resposta de tempo em tempo e algumas não sabem responder. De qualquer modo, a criança é questionada desde cedo sobre suas escolhas profissionais, seus sonhos e projetos. Por um lado, isso é muito positivo porque estimula o seu interesse e a sua curiosidade, mas por outro, existe o perigo de gerar a ansiedade de não saber o que fazer. 

Ainda muito novos, ao sair do Ensino Médio, acreditam que agora será preciso tomar a “decisão final” e é nesse momento que a ansiedade, as inseguranças, os medos e as expectativas ganham força. 

Existe a expectativa de encontrar o curso certo, mas a verdade é que isso, muitas vezes, está idealizado em uma perspectiva de perfeição inexistente por diversos motivos como:  

– Seus interesses podem estar voltados para mais de uma área 

– Você não sabe, ainda, exatamente do que gosta, então fazer essa escolha se torna mais difícil e a chance de decepção é um pouco maior

– Vão existir dificuldades em qualquer curso 

Mas a verdade é que esse processo pode ser facilitado tanto com o controle emocional desses estudantes como também com um bom preparatório que auxilie eles na escolha do curso. 

Como fazer esse preparatório? 

Primeiro, é interessante que o aluno entenda que ele não estará preso para sempre na sua escolha. É possível fazer a troca do curso ou até mesmo mais de uma graduação. Claro que é importante considerar alguns fatores tanto para a troca quanto para a realização de mais cursos, mas ainda sim são excelentes possibilidades. 

Não tenha pressa! Busque calma nesse processo para que a escolha possa ser feita de forma clara e consciente. Para isso, conte com a ajuda de professores, psicólogos, converse com amigos e também com a sua família.  

Faça uma lista de tudo que você se interessa, mesmo que minimamente! A partir do que você anotou, procure na internet as possibilidades de graduações que se encaixam nos seus desejos e habilidades. 

Leia e assista vídeos sobre os cursos, busque entender não apenas de forma geral, mas as cadeiras de cada período, as possibilidades dentro do mercado de trabalho, carga horária e TUDO que seja influente no cotidiano estudantil. 

Realize testes vocacionais, através deles você não só irá obter uma possível resposta, como também irá praticar o autoconhecimento. 

E lembre: “O curso ideal” não pode estar pautado em uma suposta perfeição, mas sim naquele que você se identifica e estimula seu interesse profissional. 

conheça os cursos da Faculdade Santa Helena e concorra a bolsas de até 100% através do Vestibular Cidadão! Aqui você terá uma formação cuidadosa, crítica e com diversos benefícios 🙂

Para mais, acompanhe o nosso instagram @fshrecife

Open chat