Entenda a importância do cronograma de estudos e como manter a prática no dia a dia
Saber administrar o tempo de estudos é tão importante quanto ter bom proveito nas disciplinas cursadas durante o semestre ou em época de vestibular.
Além disso, durante a rotina do dia a dia, sabemos que é difícil encontrar um espaço para estudar e manter a constância durante todo o ano.
Um bom método de organizar os conteúdos de estudos e disciplinas do semestre letivo é adotar na rotina um cronograma de estudos.
No entanto, para criar e desenvolver um planejamento é necessário entender o que é um cronograma e para que ele serve no dia a dia dos alunos.
Por isso, preparamos um conteúdo onde vamos te ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Continue lendo 👇🏽
Mas, o que é um cronograma de estudos?
O cronograma de estudos é o mecanismo de planejamento que auxilia os estudantes na organização de fluxos, prioridades e tempo do conteúdo em que se cursa/ pesquisa, seja na escola, faculdade, cursinho ou para o vestibular.
Na preparação para o vestibular, por exemplo, é indispensável ter um cronograma que comporte as necessidades do vestibulando durante o ano de preparação, ainda mais quando o objetivo é alcançar o curso tão desejado.
No entanto, assim como o cronograma é fundamental para a fluidez e organização dos estudantes, é importante também entender que cada pessoa tem seu modo e tempo de assimilar informações e conhecimento durante a vida estudantil.
Saber que não existe uma maneira uniforme para todas as pessoas e respeitar as limitações e particularidades na aprendizagem é tão importante quanto saber metodizar os estudos.
E por que precisamos de um cronograma ?
A organização do ambiente acadêmico e do conteúdo programático funciona como uma ferramenta necessária para o desenvolvimento intelectual do aluno.
Desse modo sabemos que a cada de informações pode bombardear nosso cérebro de estímulos, aprender a filtrar prazos e prioridades pode ajudar na concentração e absorção de conteúdo.
Evitar o desgaste de energia por excesso de informação é fundamental para minimizar nossas distrações, e o cronograma de estudos chega com esse papel.
E qual seria a relevância em ter uma rotina nos estudos? 🤔
Uma das maiores dificuldades de alguns estudantes é manter a disciplina de estudos no dia a dia.
Vivemos numa era onde a sociedade recebe estímulo de informações constantemente, e com isso, a urgência, a baixa concentração e a dificuldade de administrar o tempo impossibilita o bom desempenho cognitivo de muitos estudantes.
Nesse sentido, desenvolver um cronograma de estudos pode ser útil para quem precisa administrar da melhor forma seus horários e prioridades na rotina. É com base na eficiência do tempo e demandas bem administradas que podemos conseguir um melhor funcionamento prático dos nossos estudos.
Veja algumas dicas para você adquirir um bom desempenho com o seu cronograma
1. Definindo prioridades
Estabelecer prioridades é o principal objetivo antes de desenvolver o fluxo de organização nos estudos. Quando definimos o nível de importância de nossas demandas, consequentemente entendemos a urgência de cada uma delas.
Por isso, planejar o que estudar todos os dias pode ajudar a entender melhor o prazo de cada conteúdo que você precisa colocar em dia, otimizando sua produtividade e o seu tempo para cada demanda.
2. Melhorando concentração
Sabemos que o nosso cérebro funciona de forma condicionada, ou seja, ele opera a partir de associações que faz em nosso cotidiano. No caso da rotina, horários e lugares.
Quando uniformizamos horários e locais para determinadas atividades, nosso cérebro automaticamente dispõe de concentração e energia para aquele momento.
Desse modo, o estímulo à concentração aumenta quando desenvolvemos um cronograma de estudos na nossa rotina.
Quando a prática de separar um momento para estudar se torna habitual, nosso cérebro está sendo treinado para absorver as informações com mais habilidade. Logo, a eficiência e concentração nos estudos se torna cada vez maior.
3. Administrando o tempo
Saber o momento certo de definir o horário para se dedicar aos estudos e quanto tempo devemos dedicar aos estudos, é fundamental.
É importante levar em conta que quando estipulamos o momento certo e o horário adequado para dedicação das nossas pesquisas e conteúdos, estamos administrando e planejando de forma eficiente nosso tempo para tais demandas.
Portanto, uma boa organização do tempo para cada demanda pode ajudar a administrar a duração necessária para os conteúdos e disciplinas que você queira se dedicar diariamente.
Os aplicativos podem te ajudar a organizar o seu cronograma?
Aplicativos de estudos são ótimas ferramentas para auxiliar na organização das suas atividades, no que diz respeito à aprendizagem e gerenciamento.
Com eles, o conteúdo pode se tornar mais acessível, as informações mais dinâmicas, as demandas diárias ainda mais organizadas e o momento de estudar se tornar cada vez mais dinâmico e interativo.
Nesse sentido, as facilidades que a tecnologia traz também remodelaram a forma como aprendemos. Hoje, é possível ter acesso a uma gama de ferramentas tecnológicas que podem ser aliadas no empenho dos nossos estudos.
Portanto, selecionamos 3 aplicativos que não podem faltar no dia a dia de todo estudante, e podem ser utilizados especialmente como suporte do cronograma de estudos. 👇🏽
1. My Study Life
My study life é um planner virtual para estudantes, ideal para organizar seu cronograma de estudos. Com o app é possível montar um calendário com as suas aulas, trabalhos e provas, configurar notificações, entre outras tarefas.
Todas as informações ficam disponíveis na nuvem, para que o estudante possa acessar seus dados de qualquer dispositivo. No entanto, é mais um aplicativo disponível na língua inglesa.
Para aqueles que têm conhecimento em inglês, o app pode ser um fácil acesso e uma boa escolha para a organização dos estudos.
2. Partiu Revisar
O Partiu Revisar é um aplicativo gratuito e fácil de usar, que gerencia, de maneira rápida e fácil, o agendamento de revisões em uma frequência que reforça os estudos.
Com esse aplicativo, que foi desenvolvido por um concurseiro, o estudante pode organizar melhor suas revisões, de maneira mais eficiente. Suas principais funções são: cadastramento do conteúdo e quando ele deve ser revisto e calendário de controle das revisões. Esse calendário é pensado justamente em alternar o ciclo das revisões para melhorar a curva de aprendizagem.
3. Aprovado
O Aprovado é um aplicativo para organizar os estudos. Ele permite que estudantes adicionem matérias e registrem o tempo que gastam lendo e fazendo exercícios sobre cada uma delas.
Assim, é possível acompanhar quanto tempo está sendo gasto e até realizar algumas mudanças que permitirão administrar melhor a rotina.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! 😀
É importante lembrar que cada estudante tem sua demanda individual de estudos. A forma como aplicamos o cronograma na rotina também precisa ser individual e de acordo com as necessidades de cada um. Portanto, não há um método certo para desenvolver melhores desempenhos e habilidades nos estudos.