5 DICAS PARA TE AJUDAR A ESCOLHER UMA PROFISSÃO

Alguém já deve ter te perguntado durante sua infância: “o que você quer ser quando crescer?”, o tempo vai passando e chegamos em um dos momento mais decisivos da vida, a hora de escolher o curso superior. Não é à toa que muitas pessoas fiquem confusas e indecisas neste momento, afinal essa escolha irá revelar como devem ser os próximos anos da vida e como provavelmente será seu dia a dia como um profissional. Pensando nisso, vamos te dar 5 dicas escolher uma profissão!

1º Autoconhecimento: entenda a sua personalidade

Existe uma frase de Sócrates que diz: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”, essa frase é perfeita, porque quando estamos verdadeiramente abertos a entender todos os nossos gostos e manias, podemos conhecer a infinidade de habilidades que temos e as que ainda podemos desenvolver. A partir disso, fica muito mais simples entender qual opção deve ser feita na hora de escolher uma profissão.

2º Elimine cursos que não te agradam

Tente pensar nas profissões que não te agradam e procure também entender qual é a área de atuação delas, se são exatas, humanas, saúde ou ciências sociais. Após separar dessa forma veja o que esses cursos têm em comum e por que eles não te agradam.

3º Selecione os cursos que te agradam

Assim como no passo anterior, para escolher uma profissão, é importante entender a área de atuação dos cursos que você tem mais afinidade, mas além disso, é interessante que você pesquise sobre o dia a dia como estudante e como profissional e faça algumas perguntas, por exemplo: 

1º Quais são as disciplinas a serem pagas?
2º Como é a rotina de estudos de quem já está cursando?
3º Como é o dia a dia da profissão?
4º Quais são as áreas de atuação disponíveis?
5º Quais habilidades devo desenvolver?

4º Como você se vê em 10 anos?

Se você já assistiu Harry Potter vai saber o que é o espelho de Ojesed, imagine que você está de frente para ele, mas ao invés de mostrar o seu desejo mais profundo, ele vai te mostrar o seu futuro em 10 anos. Como você se vê? Como é a roupa que você está usando? Em que lugar você está? 

Assim, estas perguntas devem te ajudar a encontrar a melhor opção para você, por exemplo: caso você se imagine com roupa social, é provável que você se sinta confortável com uma profissão que exige uma certa formalidade. Agora cabe pensar quais são essas profissões.

5º Teste Vocacional

Se mesmo assim você ainda não tem clareza de qual curso estudar, uma ótima opção é realizar um teste vocacional. Com o teste você poderá entender qual curso mais combina com a sua personalidade e qual se encaixa melhor no seu perfil. Aqui vão algumas dicas para você:

1º   G1 (Globo)
2º  Educa Mais Brasil
3º  Quero Bolsa
Guia da Carreira

Então é só manter uma rotina saudável de estudos, se preparar para o vestibular e entender quais habilidades você precisa desenvolver, além é claro de buscar estar por dentro das novidades dessa profissão.

E aí! Gostou das dicas para escolher uma profissão? Deixe seu comentário!

Veja também: https://fsh.edu.br/melhor-faculdade-no-recife/ 

Buscar

Posts Relacionados