10 dicas para quem vai começar a estudar redação

10 dicas para quem vai começar a estudar redação

Muitos estudantes acreditam ser impossível alcançar uma boa nota na redação, ainda mais nota máxima! Com o Vestibular Cidadão chegando, trouxemos 10 dicas para provar que na verdade é super possível! vem conferir: 

1. Inicie seu estudo separadamente. Sabendo que uma redação modelo dissertativo argumentativo é dividido em introdução, 1 ou 2 parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão, aprenda primeiramente sobre a introdução, pratique e em seguida faça o mesmo com o(s) desenvolvimento(s) e por fim a conclusão. Isso ajudará você a entender detalhadamente cada partícula do texto para finalmente escrever uma redação completa. 

2. Leia bastante! A leitura faz com que você possua mais familiaridade com a escrita, o que ajudará a formular melhor e mais rapidamente o seu texto. O melhor é que a leitura pode ser sobre qualquer assunto e de qualquer gênero! 🙂 

3. Acompanhe os noticiários diariamente, assim você ficará ligado nas atualidades e preparado para escrever sobre qualquer assunto. 

4. Consuma conteúdos diversos. Assistir a filmes, canais do Youtube, séries e novelas, ler, escutar músicas e outras atividades faz com que você ganhe um vasto conhecimento de mundo, o que facilita na hora de pensar em referências para citar em seu texto. 

5. Quando treinar a redação completa, cronometre o seu tempo de escrita! Isso fará com que você esteja adaptado a escrever uma redação dentro do tempo de prova disponível no dia do vestibular. 

6. Conheça as regras do modelo textual que você escreverá, assim seu texto estará o mais dentro possível do esperado pelo corretor. 

7. Estude gramática! Possuir uma ortografia correta é indispensável na hora de produzir um texto. Não é necessário utilizar palavras rebuscadas, apenas uma escrita dentro da norma padrão.  

8. Tenha atenção ao tema. Parece simples, mas vejamos o seguinte exemplo: “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Muitos poderiam escrever sobre acesso ao cinema, mas o tema pede para que o aluno argumente sobre a democratização desse fator. Por isso,  não formular um texto que foque nessa questão é tangenciar a sua redação, ou seja, falar apenas sobre uma parte do que está sendo pedido. Além disso, outro acontecimento perigoso é falar sobre um assunto completamente oposto, realizando uma fuga ao tema. 

9. Organize o seu texto de forma objetiva! É super possível argumentar bem sobre algum assunto de forma direta, então priorize uma linguagem clara que mostre exatamente o que você quer dizer ao seu leitor sem precisar ficar dando voltas no assunto. 

10. Leia redações que obtiveram nota máxima no vestibular. Assim você observará qualidades que podem ser aproveitadas por você dentro do seu tipo de escrita. 

Agora você poderá realizar uma redação show no Vestibular Cidadão! 🙂 para receber mais dicas como essas e ficar ligado nas novidades, acompanhe o nosso instagram @fshrecife 

 

Open chat