#BlogFSH

Título da postagem

5 dicas para sobreviver à semana de provas

Postado em 27/09/2018 14:27:59

A semana de provas chegou e, com ela, aquele nervorsismo em se dar bem em todas. Mas não importa o quão ansioso você esteja, todo mundo compartilha do mesmo objetivo: passar com êxito nos exames.

Para garantir que sua meta seja alcançada sem estresse, vale adotar uma abordagem diferente. Por isso, criamos uma lista com 5 dicas rápidas para enfrentar o desafio da semana de provas com mais segurança e, principalmente, tranquilidade. Para quem é professor, independentemente das metodologias de ensino utilizadas, essas dicas também valem como base para guiar seus alunos com tranquilidade ruma à semana de provas e para motivá-los a estudar online.

Desenvolver uma atitude positiva é o primeiro passo para enfrentar a maratona das provas finais. Existem algumas maneiras com as quais você pode incentivar o seu cérebro a adotar essa atitude:

  1. Planeje sua estratégia de sucesso

Os exames finais são concentrados em alguns dias, geralmente na semana de provas. Para você não ser tomado pelo estresse ou mesmo que se deixar levar pelo desânimo – afinal são várias provas com disciplinas diferentes –  é fundamental que você tenha um horário de estudo planejado anteriormente.

Leve em conta o tempo que você tem disponível, bem como os assuntos que você precisa estudar.

  1. Revise suas anotações

Não basta estudar apenas os temas que você aprendeu recentemente. As provas finais incluem questões relacionadas com todo o assunto do ano (você sabe disso). Mas o que você deve lembrar é que é nas anotações que você fez ao longo do ano que provavelmente estão as informações mais importantes.

Revise-as e crie anotações com os conceitos e tópicos que você tem mais dificuldade. Isso irá lhe ajudar a entender as principais definições e termos para construir a sua base de conhecimento. É também uma ótima forma de revisar o conteúdo de forma prática e objetiva.

  1. Elimine o excesso

Se você tem que estudar conteúdo de tempos atrás assim como os mais recentes, você vai começar a se perguntar se conseguirá estudar tudo a tempo. A chave é reduzir. Isso não significa remover tópicos ou parágrafos de forma aleatória. Você deve encontrar uma maneira de reduzir o volume do que você tem que estudar sem prejudicar o seu nível de conhecimento.

Para tanto, tire proveito dos Mapas Mentais. O truque com o mapeamento é a utilização de palavras-chave e relacioná-las de forma lógica para que seu cérebro seja capaz de preencher as lacunas. Seu cérebro deve ser capaz de desenvolver um parágrafo com sentido para cada tópico ou palavra-chave delineada no mapa.

  1. Fortaleça sua memória

Uma vez que você compreender a estrutura e formato das provas finais (ou grandes exames), você pode desenvolver uma estratégia para testar o seu conhecimento. Praticar é a chave para fortalecer sua memória a longo prazo.

  1. Leia, leia, leia

No dia do exame, os nervos podem desempenhar um papel importante e, por vezes, afetar negativamente o seu desempenho. Tente concentrar-se na primeira leitura para evitar ter que reler o enunciado novamente e faça anotações para lhe ajudar a chegar mais rapidamente a reposta correta.

Fonte: GoConqr