#BlogFSH

Título da postagem

Networking: é possível aprender e desenvolver esta habilidade?

Postado em 14/09/2018 14:11:05

Networking é a capacidade de criar e estabelecer uma rede de contatos. Ele funciona como um sistema de suporte onde se exercita o compartilhamento de informações, conteúdos e até serviços entre indivíduos ou grupos que têm interesses em comuns.

Quando existe um sentido de reciprocidade, o benefício é mútuo. Mesmo que uma pessoa seja mais experiente, é possível trocar e aprender algo com a outra.

É importante ressaltar que networking não é apenas conseguir novos contatos, mas também manter os já realizados. Além disso, no networking é mais importante a qualidade do que a quantidade de sua rede.

Segundo o administrador de empresas e palestrante Max Gehringer, networking é "uma questão de paciência e não urgência". Ou seja, não é apropriado e nem recomendado, conhecer uma pessoa e imediatamente entregar o seu currículo ou tentar vender um serviço ou produto.

O networking na era das redes sociais ganhou agilidade e cresceu em importância, e este fenômeno também revolucionou o contexto atual do mercado de trabalho. Não existem mais barreiras para se comunicar e chegar até as pessoas e empresas.

Porém, não é recomendável entrar no LinkedIn e Facebook, convidar e adicionar todo mundo. Para criar, desenvolver e gerenciar uma boa rede profissional, não basta elevar o número de contatos. As interações e trocas são fundamentais. A velha questão sobre quantidade x qualidade também deve ser considerada.

A equação de sucesso é cultivar conexões genuínas. Sua rede pode ser ampliada de forma espontânea, consistente, e principalmente, que cause boa impressão. Concentre-se em escutar e focar sua atenção em pessoas que você vê potencial de relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário.

Para o empreendedor, o networking pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio. É um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos e possíveis atuações em redes colaborativas.

Cultivando conexões genuínas, com o tempo e um pouco de prática, seu capital social se torna cada vez mais valioso, expandindo sua capacidade de formar relacionamentos sólidos, pessoais e profissionais.

Ressalto três regras básicas e fundamentais para fazer, expandir e viver o seu Networking com satisfação e resultados positivos:

Definir seus objetivos

É fundamental ter clareza sobre aquilo que se espera. O networking é utilizado para se aproximar das pessoas e empresas certas, alavancar a carreira e o seu negócio.

O que você busca a curto, médio e longo prazo? Uma promoção? Um cargo de liderança? Mudar de área ou de atuação? Se tornar um empreendedor?

O método SMART (S=Específico M=Mensurável A=Atingível R=Relevante e T=Temporal) é uma ferramenta valiosa para definir metas. Recomendo que a utilize para explicitar seus objetivos. Com certeza te ajudará neste desafio.

Ser verdadeiro, sincero e autêntico

Hoje, a criação de networking acontece simultaneamente no mundo off-line e on-line. É possível criar uma rede a partir de um evento presencial, online, utilizando o LinkedIn, Facebook e outras ferramentas da internet.

A autenticidade e a sinceridade são características que mais influenciam na hora de criar e manter contatos. Estas atitudes ajudam a aproximar pessoas que tenham os mesmos os objetivos e interesses que os seus.

 

O inverso também é verdadeiro. Conectar-se com pessoas diferentes pode te tirar da “zona de conforto”, questionar, complementar e agregar na sua trajetória, abrindo espaço para novos aprendizados, interações e relações.

Sua imagem e postura no mundo virtual deverão representar aquilo que você é na vida real. Não caia na armadilha e tentação de criar um personagem falso. Estas atitudes te levarão ao descrédito.

Buscar o aprendizado contínuo

Uma pessoa com bons relacionamentos é simpática e curiosa, além de ter interesse pelo aprendizado e descobertas. Estas atitudes só aumentarão seu repertório e conteúdo, e sem dúvida o seu networking.

Participe de grupos, workshop, associações e cursos de sua área e de seu interesse, para que possa aprofundar seus conhecimentos e adquirir novos.

E por último, acesse o módulo “abundância”. Abasteça-se de conhecimento e compartilhe. Você verá que a espontaneidade e a fluidez do networking genuíno serão férteis e gratificantes.

Boa sorte!

Texto de Tânia Ludovico — Executiva de RH na innovativa executivos associados.

Fonte: Administradores