Restou alguma dúvida sobre o ENADE 2018? Confira este FAQ!

Postado em 09/04/2018 18:19:40

Se você está quase gritando "SOCORRO, AINDA NÃO SEI NADA SOBRE ESSE TAL ENADE", fica calmo! A gente te ajuda com esse FAQ que responde algumas perguntas mais frequentes sobre a prova. Lembrando que você pode aprender ainda mais baixando nosso ebook exclusivo sobre o ENADE clicando aqui.

Quem deve fazer o ENADE?

Estão habilitados a participar do ENADE todos os estudantes concluintes das áreas e cursos a serem avaliados. São considerados concluintes os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2019 (formandos do 2º semestre 2018 e do 1º semestre de 2019) ou que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo, até o fim do período de inscrição.

O ENADE é obrigatório?

Sim. Os alunos convocados que não comparecerem ao Exame estarão em situação irregular com a instituição de ensino e não poderão se formar. Para que possam participar da colação de grau e receber o seu diploma é preciso que esses alunos regularizem a sua situação e realizem a prova novamente em 3 anos.

Se o aluno faltar a prova, o que acontece?

Se o aluno for mal da prova, o que acontece?

Caso a sua nota e a dos seus colegas de turma não tenham atingido o mínimo aceitável para conceituar positivamente o seu curso, ele poderá perder credibilidade, assim como a sua formação. Isso refletirá negativamente em seu currículo, pois, como já deve saber, algumas empresas perguntam sobre a nota do ENADE, logo, aqueles que obtêm os melhores resultados se sobressaem.

Como é a prova ENADE?

O ENADE é dividido em 4 etapas:

• Questionário do estudante;

• Questionário do coordenador(a) do curso;

• Prova; e

• Questionário de impressões dos estudantes sobre a prova.

A prova ENADE é constituída de questões de formação geral e formação específica, é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral (comum a todos os cursos) e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha, com pesos conforme seguem: Formação Geral = 25% Componente específico = 75%

Quando será o ENADE?

DATA: 25/11/2018

HORÁRIO: Início às 13h (horário de Brasília) / 12h (horário local)

LOCAL: É informado pelo INEP após preenchimento do questionário socioeconômico.

Como são definidas as áreas de avaliação do Exame?

O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

O questionário do estudante é obrigatório?

Sim! O Questionário do Estudante ENADE 2018 é obrigatório ao aluno Enadista. O aluno que não preencher não poderá fazer a prova, ficando assim irregular com o ENADE não podendo colar grau.

Fique Ligado! O aluno deve preencher o questionário de forma consciente e para isto a Instituição promoverá ação para sanar qualquer dúvida que por ventura o aluno tenha na hora do preenchimento.

Volte para o hotsite especial - ENADE 2018 FSH!