#BlogFSH

Título da postagem

O profissional de Recursos Humanos e sua área de atuação

Postado em 10/01/2018 11:40:05

O profissional de RH é responsável pelo principal ativo de uma organização: as pessoas. Cabe a ele a gestão de pessoas e o gerenciamento de carreiras e talentos. Nos últimos anos, esses profissionais vêm ganhando mais destaque, assumindo papel estratégico nas organizações. 

Neste post vamos mostrar como funciona a carreira destes importantes profissionais que tem como principal característica, gostar de gente.

O curso de gestão de RH

Com duração de dois anos, o curso tem uma grade curricular ampla, que aborda temas como relações trabalhistas, gestão de benefícios, liderança, negociação, contabilidade, ética, legislação, informática, psicologia e administração.  Com a necessidade cada vez maior de uma atuação estratégica, também há espaço para profissionais como formações diferentes, como administradores, advogados, engenheiros entre outros.

O que faz um profissional de RH

O escopo de atividades do profissional da área de RH evoluiu muito nas últimas décadas. Cada vez mais ele tem participação ativa no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, contribuindo decisivamente para a melhora da produtividade e dos resultados gerais da organização.   

Entre as suas diversas funções, compete ao profissional de RH a responsabilidade pelos processos de seleção, contratação, coordenação e treinamento de funcionários, além do desenvolvimento de técnicas e estratégias para a construção de relações sustentáveis nos diferentes ambientes hierárquicos, e administração de talentos.

Por meio de técnicas de treinamento e motivação, o profissional tem também a função de desenvolver equipes satisfeitas com o trabalho que exercem, colaborando para o crescimento das empresas.

Dependendo perfil da empresa, a organização de eventos e a gestão da comunicação interna também são atribuições dos profissionais de RH 

A consultoria para empresas também é uma possibilidade de atuação do profissional de RH. Neste caso, eles ajudam a organização na contratação de profissionais, realizando entrevistas e aplicando provas e dinâmicas de grupo, podendo incluir testes vocacionais e psicológicos, além de aplicação