#BlogFSH

Título da postagem

5 maneiras menos convencionais para aperfeiçoar o inglês

Postado em 10/10/2017 13:49:10

Para quem estudou anos a fio para colocar em seu currículo "inglês fluente", manter o idioma ativo sem usá-lo no dia a dia é um grande desafio.  Fazer um intercâmbio e assistir filmes e seriados sem legendas estão entre as dicas mais comuns para você não esquecer o que aprendeu. Porém há outras opções menos convencionais que podem contribuir e muito para fixar o inglês.

Já foi comprovado que o cérebro armazena informações conforme o ser humano tem interesse em aprender e reter esses novos conhecimentos. Ou seja, se o que foi aprendido não é colocado em prática, este conhecimento é neutralizado. O que não significa que você esqueça completamente tudo que aprendeu,  mas fica o alerta de que é preciso utilizar esses dados.

Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas, que administra mais de 70 escolas em 5 regiões do país, percebeu que muitos alunos, mesmo sendo dedicados e comprometidos, depois de concluir o curso tinham dificuldades para manter a fluência do idioma. Com base nesta informação e nos estudos que realizou nos Estados Unidos, a CEO identificou cinco formas pouco convencionais dos alunos conservarem o idioma aprendido. Confira as dicas:

1) Mude o idioma de todos os aparelhos eletrônicos 

Uma das formas que o ser humano aprende é visualmente. Esta dica parece óbvia, mas conte pra gente: em que idioma está configurado seu smartphone? Pois é, celular, TV, computador, tablet, GPS são alguns exemplos de aparelhos que você pode e deve deixar em inglês. Num primeiro momento podem surgir dificuldades de compreensão, mas com o tempo você vai se habituar e assim fazer com que essas palavras não fujam do seu vocabulário.

2) Acesse sites internacionais

Na hora de fazer suas compras on-line pesquise nos portais em inglês. Ao navegar pelos e-commerces você terá contato com o nome dos produtos sem legenda. Outra sugestão também é acessar o conteúdo de portais de notícias como o New York Times, The Huffington Post e tantos outros. A leitura vai estimular seu aprendizado.

3) Forme grupos de discussões de seus temas preferidos 

Junte um grupo de amigos que queiram também aperfeiçoar o idioma e que tenham assuntos em comum, como games, livros, viagens e proponha conversas somente em inglês. "Quando você une pessoas com disposição por um tema, o assunto tende a se desenrolar e a gramática, antes adormecido, volta a despertar", comenta Leiza.

4) Pratique futebol americano, rugby ou esgrima

Esses esportes, em geral, são ensinados por americanos e/ou têm muitos alunos de outras nacionalidades. Além disso, você pode acompanhar os torneios internacionais dessas modalidades e com isso exercitar a audição, uma das formas de aprendizado para aperfeiçoar o idioma.

5) Hospede estrangeiros na sua casa

Couch Surfing, literalmente "surfe de sofá" é uma rede social que conecta turistas do mundo todo a pessoas que oferecem sem custo um local para os viajantes dormirem. Atualmente a rede conta com mais de 4 milhões de pessoas e você pode escolher um visitante que tenha um perfil similar ao seu, ou seja, se você tem um dia cheio, ocupado de estudos e trabalho, pode optar por alguém que esteja fazendo um congresso ou a trabalho aqui no Brasil. Dessa maneira você conhece novas pessoas, pratica o idioma e ainda aprende um pouco sobre uma cultura totalmente diferente da sua.

Fonte: Catraca Livre