12 dicas para organizar sua rotina e estudos

Postado em 16/05/2017 15:15:54

Você está perdido na hora de estudar para o vestibular e não sabe nem por onde começar? Veja as nossas dicas para organizar melhor sua rotina e aproveitar ao máximo o tempo de estudos.

1. Não deixe o conteúdo acumular. Estudar a aula que teve no dia ajuda a fixar melhor o conteúdo.

2. Nada de virar a madrugada estudando. Se você faz cursinho de manhã, estude até por volta das 19 horas e depois aproveite para ler jornais ou revistas e relaxar.

3. Monte um cronograma de estudo de segunda a sexta e use os sábados para revisar o conteúdo da semana.

4. Escreva pelo menos uma por semana e peça para um monitor, professor ou familiar para corrigir pra você e apontar possíveis melhorias.

5. No segundo semestre, reserve duas horas por dia para resolver questões de vestibulares antigos das universidades nas quais pretende entrar.

6. Por volta de três ou quatro semanas antes do vestibular, comece a revisar os principais conteúdos. A revisão para a segunda etapa deve começar assim que você souber da aprovação na primeira.

7. Faça pelo menos um simulado por mês. Além de medir seus conhecimentos, eles te ajudam a controlar o tempo e se preparar para as situações no dia do vestibular.

8. O ato de estudar é solitário, por isso, prefira um lugar tranquilo e onde você não será muito interrompido, como uma biblioteca ou sala de estudos.

9. Faça atividade física pelo menos três vezes por semana, durante uma hora. Ajuda a espantar a ansiedade e o nervosismo, oxigena o cérebro e faz bem para a saúde.

10. Como você vai passar um bom tempo sentado, é preciso ter cuidado com a postura. Sentar-se de forma errada pode causar dores e lesões.

11. Ler em condições precárias de iluminação pode causar danos à visão. Se for estudar no computador, não fique de costas da janela, pois o a luz atrapalha o brilho da tela.

12. Ler deitado pode te dar sono, além de forçar as musculaturas do pescoço (se estiver de barriga para baixo) ou dos ombros (se estiver de barriga pra cima). o ideal é utilizar um suporte para livros disponível em qualquer livraria.

Fonte: Guia do Estudante