#BlogFSH

Título da postagem

Como desenvolver bons hábitos de estudo para a faculdade

Postado em 15/05/2017 15:15:12

A faculdade é totalmente diferente do Ensino Médio. As aulas consistem em muito menos notas, mas elas valem a pena quando você termina. Algumas disciplinas só exigirão uma ou duas provas por semestre. Dito isto, é importante entendê-las. Não diga a si mesmo: “Irei ler os exercícios depois”, porque muitas vezes você apenas acaba estudando pra valer um pouco antes de provas; pesquisas indicam que estudar em cima da hora não é o melhor (nem o pior) método de estudo.

1. Revise o plano de aula antes da aula. Folheie os livros didáticos. Tente comprar os livros didáticos algumas semanas antes do semestre começar para ter um vislumbre das suas aulas.

2. Faça rápidas anotações na aula.

3. Ao ler o material antes da aula, você terá uma ideia do que não faz sentido e se concentrará na explicação do seu professor. Por que você está comprando o livro? Para ele pegar poeira? Os livros e manuais servem para algum propósito. O livro será seu principal instrumento na graduação, pois maior parte das aulas girará em torno dele. Em geral, a tarefa dos professores é apresentar detalhes sobre o conteúdo do livro e ajudar os alunos a interpretarem-no; você tem que aprender a maior parte da matéria sozinho.

4. Não perca tempo fazendo anotações sobre coisas que já estão no livro. Destaque as partes enfatizadas e escute o modo como seu professor relaciona isso com o que você já aprendeu. Lembre-se de que o professor pode ser tendencioso: atenha-se aos fatos se não concordar com ele.

5. Tudo que for repetido provavelmente cairá na prova.

6. Estude por pelo menos uma hora todos os dias. Para cada hora de aula, você deve manter uma média semanal de 1 a 3 horas de estudo. Se o assunto for complicado, aumente o número de horas. Estudar pode envolver ler o livro, checar suas anotações e tarefas, usar o DVD com o livro, estudo em grupo, na monitoria ou tutoria, etc. A forma de estudo mais útil é a forma ativa, onde você está escrevendo um resumo com suas conclusões sobre o assunto ou resolvendo problemas por conta própria. Claro que isso só pode ser feito depois de muitas horas de estudo observativo, onde você está apenas lendo e entendendo a lógica dos conceitos estudados. O uso de papel e caneta durante a leitura de um texto é muito útil para sumarizar ideias e criar diagramas de relações entre tópicos. O uso da escrita também ajuda a manter o foco e aumentar a memorização dos conceitos. Muitas faculdades possuem ferramentas de aprendizagem online e portais de tarefas que ajudam você a aprender.

7. Não deixe atividades sociais, família e amigos tomarem prioridade antes do estudo. No inicio do semestre letivo, abra suas redes sociais e se pergunte: esse grupo vai contribuir com meu desempenho acadêmico? Se não, é aconselhável bloquear ou sair de tal grupo. Se você tem que socializar, é ótimo ter um grupo de estudos, que pode ajudá-lo muito caso seja uma pessoa tímida.

8. Planeje suas pausas a curto e longo prazo. Passe a tarde na biblioteca se for a uma festa na noite de sábado. Se você passar o dia lendo livros, planeje uma hora de folga no jantar.

9. Grupos de estudo ajudam alguns a lembrar matérias e esclarecer pontos difíceis. Entrar num grupo é um ótimo modo de possuir uma vida social na faculdade ao mesmo tempo em que estuda.

10. Se seus amigos estão em cursos diferentes, planeje para ficarem juntos em períodos de grande estresse, especialmente durante a semana de prova. Mantenha em mente que a função do grupo é facilitar os estudos.

Fonte: WikiHow